Folha de S. Paulo


30% de Xanxerê foi destruída, diz secretário após passagem de tornado

Ao menos 2.600 casas, um ginásio de esportes e uma unidade de saúde foram totalmente destruídos pela força de um tornado que atingiu a região oeste de Santa Catarina na tarde desta segunda-feira (20). Duas pessoas morreram e 120 tiveram ficaram feridas –três delas tiveram o pé ou a perna amputados em razão dos ferimentos.

Quase 24 horas depois da passagem do tornado, o governo estadual iniciou o trabalho de limpeza na cidade de Xanxerê, de cerca de 47,7 mil habitantes, a mais afetada pelos estragos. "30% da cidade foi destruída", calcula o secretário de desenvolvimento regional do Estado, Ivan Marques.

Editoria de Arte/Folhapress

O secretário afirma que casas e caminhões foram arrastados durante a passagem do tornado, que ainda derrubou cerca de 10 postes de energia –cada um pesando cerca de 10 toneladas. Os ventos, segundo ele, duraram aproximadamente três minutos. O governo diz que uma força-tarefa tenta restabelecer o sistema de energia para evitar, inclusive, que haja problemas com o abastecimento de água.

Os bombeiros calculam que aproximadamente 10 mil pessoas foram diretamente atingidas pelos estragos. O Estado decretou estado de calamidade pública e soldados do Exército serão enviados ao local para ajudar nos trabalhos de reconstrução.

O meteorologista de plantão em uma estação do Inmet no Rio Grande do Sul, Rogério Rezende, disse que não é possível saber a velocidade exata dos ventos porque não havia um medidor no local atingido pelo tornado.

"Pelas imagens, imagino que os ventos chegaram a atingir de 130 a 160 km/h, mas isso só será definido após uma avaliação técnica dos estragos. Posso dizer que foi um pequeno tornado, que durou entre dois e três minutos e atingiu uma região pequena", afirmou Rogério Rezende, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) no Rio Grande do Sul.

O meteorologista disse que esse tornado deve ser classificado como categoria F1, numa escala que vai de F0 a F5.

VÍTIMAS

Uma das vítimas do tornado foi um motorista que, segundo testemunhas, morreu em um desmoronamento ao tentar salvar o filho. A criança continua internada em estado grave. A outra vítima, segundo o secretário Ivan Marques, foi atingido por parte de uma casa que desabou.

-

Veja como se forma um tornado:

Choque
- uma frente fria encontra uma massa de ar quente. O choque forma nuvens gigantes (cúmulos-nimbos).
- a força do tornado será determinada pela diferença de temperatura das massas de ar; o ar quente forma uma corrente em direção ao solo.

Ventos
- fortes ventos podem fazer com que a corrente de ar quente desça em movimento circular, gerando uma massa de ar em espiral. Esse movimento atrai mais ar quente para as nuvens, fazendo o ar girar ainda mais rápido, podendo causar um tornado.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: