Folha de S. Paulo


Sem-teto invadem prédios em São Paulo; dois são do TRE-SP

Um grupo de sem-teto invadiu ao menos oito imóveis entre a noite deste domingo (12) e a madrugada desta segunda-feira (13) na região central da capital paulista, segundo a Polícia Militar.

A PM informou que os prédios ocupados são particulares e ficam nas ruas Conselheiro Furtado, do Ouvidor com a rua José Bonifácio, José Bonifácio com a rua Libero Badaró, XV de Novembro, da Consolação, Augusta, Conselheiro Crispiniano e Coronel Xavier de Toledo.

Já o movimento FLM (Frente de Luta por Moradia) diz que 16 imóveis foram ocupados –entre prédios e terrenos– na região central e nas zonas sul, leste e norte de São Paulo.

Mapa das Invasões

Os manifestantes querem forçar os governos municipal, estadual e federal a acelerar as políticas de moradia. Os líderes do movimento informaram que cerca de 2.000 pessoas participaram das ocupações. A Polícia Militar não confirma o número de sem-teto.

PRÉDIOS DO TRE-SP

Dois prédios ocupados pertencem ao TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo). Um fica na rua José Bonifácio com a rua Libero Badaró e outro na rua do Ouvidor com a rua José Bonifácio.

Segundo o tribunal, cerca de 250 integrantes do movimento ocupam as edificações, que passam por reformas para abrigar algumas unidades da administração do TRE.

O tribunal informou ainda que mantinha serviço terceirizado de seguranças armados nos locais e que eles foram rendidos pelos invasores. Além disso, havia 11 carros que foram retirados na manhã desta segunda.

O TRE-SP disse que já está tomando as providências cabíveis para a reintegração de posse e que já recebeu relatos de arrombamento de portas e destruição de câmeras de vigilância.

Segundo a FLM, durante uma ocupação na rua José Bonifácio, no centro de São Paulo, houve confronto com a PM. Uma mulher de 62 anos ficou ferida por um estilhaço de bomba jogada pela polícia e foi atendida pelo Samu (Serviço Médico de Urgência), segundo a FLM. A PM não confirma o confronto.

Na zona sul, um grupo invadiu um terreno na avenida Barro Branco, na região do Jabaquara. Pressionados pela PM, eles deixaram o local duas horas depois da invasão, segundo a FLM.


Endereço da página:

Links no texto: