Folha de S. Paulo


Avanço da dengue em 2015 já atinge 24 Estados brasileiros

Apesar de São Paulo concentrar em torno de 55% dos casos de dengue do país inteiro e já enfrentar epidemia da doença, a expansão da doença em 2015 já atinge 24 Estados.

Segundo dados tabulados pela Folha a partir do novo balanço do Ministério da Saúde, apenas Amazonas, Espírito Santo e Distrito Federal não registraram aumento de casos em relação ao mesmo período do ano passado.

Editoria de Arte/Folhapress

O crescimento, porém, é por motivos diferentes, segundo secretarias da saúde.

Em Goiás, a interrupção de serviços essenciais em alguns municípios, como a coleta de lixo, é um dos fatores, segundo a superintendente estadual de Vigilância em Saúde, Maria Cecília Brito.

Outros são chuvas prolongadas e excesso de calor, clima favorável para a proliferação do mosquito, afirma. Hoje Goiás tem a segunda maior quantidade de casos de dengue no país, com 45.819 registros da doença, segundo dados do ministério.

No Acre, outro Estado que já vive epidemia, a maior parte dos casos se concentra em municípios que não tinham registrado até então casos de dengue, como Cruzeiro do Sul.

Entre as cidades, a campeã em incidência de casos é São João do Cauiá, no Paraná, com 16,7 mil a cada 100 mil habitantes. Em seguida, está Trabiju, no interior paulista.

Diversos municípios investem em medidas emergenciais, como a criação de tendas de atendimento a pacientes, contratação de novas equipes, aplicação de inseticidas e até mesmo de multas para proprietários que se recusam a autorizar a entrada de agentes de controle.


Endereço da página:

Links no texto: