Folha de S. Paulo


Bombeiros preveem mais quatro dias de fogo em tonéis em Santos

Um sexto tanque de combustível da empresa Ultracargo foi atingido pelas chamas na tarde deste sábado (4). O tonel é vizinho à área originalmente afetada pelo incêndio próximo ao porto de Santos (a 72 km de São Paulo) e contém gasolina, segundo a empresa.

O Corpo de Bombeiros conseguiu conter o incêndio em dois deles. Na tarde deste sábado, quatro tonéis estavam pegando fogo ao mesmo tempo.

Até agora, foram usados na operação 4 bilhões de litros de água do mar, segundo o porta-voz do Corpo de Bombeiros, Marcos Palumbo. São utilizados cerca de 40 mil litros de água por minuto.

Em coletiva na Prefeitura de Santos, no início da noite deste sábado, o gabinete de crise divulgou que mais três caminhões da Petrobras vão se somar aos quatro da estatal que já apoiam os trabalhos do Corpo de Bombeiros.

Uma plataforma para bombeamento de água do mar, também da Petrobras, vai ser encaminhada a Santos. Quatro tanques foram inertizados (neutralizados) e um quinto, esvaziado.

Flavio Hopp/Brazil Photo Press
Momento em que cinco tanques de combustível pegavam fogo neste sábado (4)
Momento em que cinco tanques de combustível pegavam fogo neste sábado (4)

Segundo Palumbo, o incêndio deve se estender por ao menos mais quatro dias. No total, 41 tanques estão sendo resfriados, incluindo os quatro em combustão e os dois em que as chamas foram debeladas.

O teto de um dos tanques, que contém álcool anidro, entrou em colapso, o que fez com que as chamas alcançassem maior altitude. "Com a quantidade única que tem ali, de dois milhões de litros de álcool, tem mais quatro dias queimando", disse ele. Com o teto aberto, o álcool entra em contato direto com o oxigênio, o que alimenta a chama.

A estratégia nesse tanque é impedir esse contato, lançando água com líquido gerador de espuma. "Com essa manobra a gente acredita que o fogo deve diminuir. Diminuindo o fogo, também diminuirá a temperatura no entorno dos outros tanques", disse Palumbo.

Ele frisou que a ocorrência é "difícil", com risco de novas explosões e de que o incêndio atinja outros tanques.

Por volta de 13h10, foi registrada uma explosão no quarto tanque incendiado. Palumbo disse que houve um deslocamento de massa de ar, o que provocou contato do oxigênio com o combustível, que está muito aquecido. "O tanque tem algumas fissuras laterais, o que possibilita a entrada de oxigênio, e por isso houve a explosão."

Em nota divulgada nesta tarde, a Ultracargo informou que na mesma bacia de contenção há outros dois tanques. "Um deles está vazio e o outro contém etanol. Nenhum deles foi afetado até o momento. Os trabalhos das equipes de combate ao incêndio estão focados no resfriamento do tanque que contém etanol, com o objetivo de deter a propagação do fogo", diz a nota.

A secretária estadual de Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, esteve no local nesta manhã e afirmou que a multa à Ultracargo, proprietária dos tanques, pode chegar a R$ 50 milhões.

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), informou, em entrevista à imprensa, que a administração enviou informes para 298 mil telefones fixos e 168 mil celulares para tranquilizar a população. Segundo ele, não há razão para retirar moradores de suas casas.

Barbosa afirmou que a qualidade do ar de todos os bairros está sendo monitorada. Segundo Iglecias, compostos orgânicos voláteis não foram encontrados nos medidores de qualidade do ar. "Por enquanto, é possível dizer que não há esse problema [de intoxicação] do ponto de vista da saúde das pessoas", afirmou.

O governo estadual informou, em nota, que instalou na Prefeitura de Santos um gabinete de crise para acompanhar e tomar providências adicionais ao combate ao incêndio no terminal de tancagem da empresa. Integram o gabinete o vice-governador, Márcio França, secretários, o comandante do Corpo de Bombeiros, Marco Aurélio Alves Pinto, e o subsecretário de Comunicação, Marcio Aith.

Uma equipe com 93 homens do Corpo de Bombeiros se reveza no combate às chamas e no resfriamento dos tanques, segundo o governo, para evitar que o fogo se propague. Além disso, brigadistas da Ultracargo e da Petrobras e homens do Pan (Plano de Auxílio Mútuo, brigada formada por funcionários de todas as empresas da Alemoa) trabalham no combate ao fogo.

A Ultracargo faz parte do grupo Ultra, que controla a Ultragaz, distribuidora de Gás LP, a distribuidora de combustíveis Ipiranga, a empresa química Oxiteno e a rede de drogarias Extrafarma.

VOLTA DO FERIADO

Segundo a concessionária Ecovias, o tráfego da volta do feriado de Páscoa neste domingo (5) não deve ser prejudicado pelo fogo, já que o viaduto da Alemoa –próximo ao local do incêndio– foi bloqueado para a passagem de veículos apenas no sentido litoral.

Ainda não há previsão de liberação da pista na região do viaduto, o que, segundo a Ecovias, pode causar tumulto a partir de segunda-feira, quando veículos de carga voltam a passar pela região em direção ao litoral.


Endereço da página:

Links no texto: