Folha de S. Paulo


Menino de 10 anos é quarta vítima no Complexo do Alemão em 24 horas

Um garoto de cerca de 10 anos foi morto no final da tarde desta quinta-feira (2) durante operação da Polícia Militar no Complexo do Alemão, zona norte do Rio.

A morte ocorreu na localidade identificada como Areal. Num filme registrado por moradores da comunidade, policiais armados com fuzil são acusados pela execução da criança.

O menino vestia apenas um calção azul e estava sem camisa.

A criança, identificada na sexta-feira como Eduardo de Jesus, 10, é a quarta vítima fatal na região desde esta quarta-feira (1º), quando uma mulher de 40 anos e dois menores morreram por tiros.

Em nota, a Polícia Militar admitiu a morte da criança. Segundo a PM, homens do Batalhão de Polícia de Choque foram recebidos a tiros por criminosos na comunidade do Areal. Houve confronto e um menor foi baleado e não resistiu aos ferimentos.

O Complexo do Alemão, conjunto de favelas na Penha, zona norte do Rio, completou o segundo dia seguido de violência.

Depois de ao menos três pessoas terem sido mortas durante confronto entre polícia e traficantes na tarde de quarta-feira (1º), um posto avançado da UPP (um contêiner) na comunidade foi atacado no fim da manhã desta quinta (2).

Moradores insatisfeitos com os constantes confrontos que de forma recorrente vitimam civis arremessaram pedras nas portas e janelas da unidade.

O Complexo do Alemão tem 15 favelas e quatro bases de Polícia Pacificadora, montadas em estruturas pré-moldadas. Cada base tem postos de apoio avançados dentro de contêineres. A despeito de a UPP ter sido instalada no complexo em 2012, traficantes continuam dentro da comunidade e os tiroteios são frequentes.

Em nota, o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, lamentou a violência no Complexo do Alemão e determinou empenho máximo à polícia nas investigações.

O vídeo abaixo, divulgado por moradores do Complexo do Alemão após a morte, contém imagens agressivas

Veja


Endereço da página:

Links no texto: