Folha de S. Paulo


Helicóptero cai em condomínio na Grande SP e mata cinco pessoas

Um helicóptero caiu na tarde desta quinta-feira (2) sobre uma residência em Carapicuíba, na Grande São Paulo, e cinco pessoas morreram, segundo o Corpo de Bombeiros. Entre os mortos está Thomaz Rodrigues Alckmin, filho do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).

Além dele, morreram o piloto Carlos Haroldo Isquerdo Gonçalves, 53, e os mecânicos Paulo Henrique Moraes, 42, Erick Martinho, 36 e Leandro Souza, 34. A casa estava vazia no momento do acidente.

Carlos e Paulo eram funcionários da Seripatri, proprietária do helicóptero, enquanto Erick e Leandro trabalhavam para a Helipark, empresa de manutenção de aeronaves. Segundo a Seripatri, o piloto tinha mais de 30 anos de experiência.

Inicialmente, o Corpo de Bombeiros e a empresa proprietária da aeronave informaram apenas a morte de quatro pessoas. O nome de Thomaz foi confirmado horas depois.

Oito viaturas dos Bombeiros e o helicóptero Águia, da Polícia Militar, foram enviados ao local.

Moradores do entorno dizem que a queda do helicóptero ocorreu perto de um supermercado e que muita gente se assustou com a movimentação da aeronave.

"Se caísse no supermercado naquela hora seria um desastre porque ele estava completamente lotado", afirmou Lucas Batista Ferreira, 18, estudante, morador de Carapicuíba, que viu a aproximação do helicóptero soltando faíscas na parte traseira. Ferreira correu com medo de ser atingido.

"O piloto fez de tudo para cair numa área com menos gente. Se caísse na rua ou no supermercado, seria a pior Páscoa de Carapicuíba", disse Donizete de Souza, 45, ajudante de produção, iria fazer compras para a Páscoa. Segundo ele, as pessoas do entorno olhavam no céu e saíram correndo com medo de que a aeronave caísse na rua ou no supermercado.

A aeronave decolou de um heliponto da Helipark, em Carapicuíba, às 17h02, e caiu em um local próximo da empresa. Segundo a Helipark, o helicóptero faria um voo de manutenção.

Com a queda, a aeronave e quatro cômodos da residência ficaram destruídos. A casa está localizada na estrada da Fazendinha, em uma área nobre de Carapicuíba.

REGISTRO

O helicóptero está registrado em nome da Seripatri Participações, empresa de investimentos de José Seripieri Jr, fundador e principal acionista da Qualicorp, que administra planos de saúde coletivos. Trata-se de um modelo EC 155 B1, fabricado pela Eurocopter France, prefixo PPLLS, segundo registro na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Em nota, a Seripatri lamentou a morte dos ocupantes do helicóptero. Segundo a empresa, estavam na aeronave dois funcionários da Seripatri –o piloto e um mecânico– e outros dois mecânicos da Helipark.

A empresa afirmou que o helicóptero passou por manutenção preventiva e tinha cerca de quatro anos de uso, com aproximadamente 600 horas de voo e estava com sua documentação e manutenção em ordem.

"Neste momento de luto e enorme tristeza para todos, a Seripatri está prestando toda a assistência necessária aos familiares das vítimas, bem como já destacou profissionais para acompanhar junto às autoridades as investigações das causas do acidente", diz a nota.

Em nota, a Helipark confirmou o acidente e os mortos e disse que não é possível determinar os motivos da queda. "O Helipark, desde já, se solidariza aos familiares e amigos das vítimas", diz a nota.

Uma equipe do 4º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes (Seripa-4) foi enviada para investigar as causas do acidente.

Reprodução/Globo News
Queda de helicóptero mata quatro pessoas em Barueri / Carapicuíba, na região metropolitana de São Paulo
Queda de helicóptero mata quatro pessoas em Carapicuíba, na região metropolitana de São Paulo

Endereço da página:

Links no texto: