Folha de S. Paulo


Greve acaba em Ribeirão Preto após servidores invadirem Prefeitura

Em clima de tensão, servidores em greve invadiram na noite desta quarta-feira (1º) o Palácio do Rio Branco, sede da Prefeitura de Ribeirão Preto (a 313 km de SP), durante reunião que discutia aumento salarial para a categoria.

Desde segunda (30), os funcionários municipais faziam protesto na praça em frente ao prédio. Só depois da invasão, servidores e prefeitura entraram em acordo. As reuniões entre as duas partes duraram quase 11 horas nesta quarta.

Pelo acordo, o sindicato dos trabalhadores da prefeitura, que pedia 13,11% de reajuste, aceitou os 6,23% proposto pelo governo Dárcy Vera (PSD). Antes, a prefeitura havia oferecido 3,23%.

Gabriela Yamada - 30.mar.2015/Folhapress
Servidores em frente à Prefeitura de Ribeirão Preto no dia da ocupação da praça
Servidores em frente à Prefeitura de Ribeirão Preto no dia da ocupação da praça

A invasão ocorreu por volta das 20h, quando estavam reunidos integrantes do Sindicato dos Servidores Municipais, da prefeitura e vereadores. No momento, havia apenas um guarda responsável pela segurança do local. Os trabalhadores da GCM (Guarda Civil Municipal) também estavam em paralisação.

Segundo o sindicato, o reajuste de 6,23% vale também para o vale alimentação e a cesta básica.

As reuniões de negociação começaram às 10h e se estenderam até as 20h45, quando o presidente do sindicato, Wagner Rodrigues –ex-aliado da prefeita–, decretou o fim da greve.

'SEM PREFEITA'

Por causa da ocupação da praça em frente ao palácio, Dárcy despachou de longe da prefeitura pelo segundo dia consecutivo nesta quarta.

A prefeita não participou da reunião no Palácio do Rio Branco. Representaram Dárcy interlocutores do governo na Secretaria da Fazenda.


Endereço da página:

Links no texto: