Folha de S. Paulo


Para advogado, redução da maioridade penal 'criaria marginais'

O advogado Marcos Fuchs, 51, diretor da ONG Conectas, afirma ser contra a redução da maioridade penal porque isso colocaria adolescentes num ambiente prisional controlado por criminosos. Já o advogado Carlos Velloso, ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), diz que a redução da maioridade penal vai inibir jovens e criminosos.

Editoria de Arte/Folhapress

Na terça (31), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara aprovou a constitucionalidade de uma proposta que altera a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.

*

Folha - Por que o sr. é contra a redução?

Marcos Fuchs - Se diminuir, iremos contra uma resolução da ONU que pede para proteger os adolescentes. Isso não acontece quando você os coloca em um sistema prisional que é controlado por criminosos. Criaremos marginais.

A medida diminuiria a violência?

Apenas cerca de 1% dos crimes cometidos por menores são hediondos. Quanto mais se encarcera, mais aumenta a violência, isso já é comprovado pelo sistema prisional adulto.

Há países com maioridade penal menor que a brasileira.

Sim, em alguns países da Europa e nos Estados Unidos a pena é muito severa, mas os adolescentes não são colocados em prisões de adultos.


Endereço da página:

Links no texto: