Folha de S. Paulo


Estado de SP terá plano de emergência para conter epidemia de dengue

Estado que mais sofre com a epidemia de dengue, São Paulo terá, a partir de abril, um plano de emergência do governo estadual para conter o número de transmissões.

A informação é do superintendente de controle de epidemias, Dalton Pereira da Fonseca. Ele está no Rio para um encontro de secretarias estaduais e municipais de saúde das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Nos próximos dois dias, será discutido o enfrentamento da epidemia de dengue e a ameaça de febre chikungunya –doença viral semelhante à dengue que é transmitida pelo mesmo mosquito.

500 dos 645 municípios paulistas já têm incidência de dengue. A região oeste é a mais afetada, principalmente o município de Sorocaba (a 99 km de São Paulo). Espera-se que haja, nos próximos meses, um aumento no número de ocorrências no litoral e na região da Grande São Paulo.

Editoria de Arte/Folhapress
Vos principais sintomas da dengue e dicas para evitar a doença

Cerca de 500 agentes serão contratados para ajudar os municípios a atenderem os pacientes, além dos 400 que o governo já disponibilizou. A iniciativa custará em torno de R$ 10 milhões –o projeto inicial previa R$ 25 milhões.

Para Fonseca, a explosão no número de casos em São Paulo se deve ao fato de o Estado não ter sido capaz de interromper as transmissões no segundo semestre de 2014 e também ao número elevado de infestações do mosquito.

Segundo o Ministério da Saúde, até março foram registrados 224.101 casos de dengue no país, um aumento de 162% em relação ao mesmo período do ano passado.

Houve, até 7 de março, 1.049 casos de febre chikungunya no Brasil, sendo 459 na Bahia e 590 no Amapá. Em todo o ano de 2014 foram registrados 2.773 casos da doença.

Levantamento do Ministério da Saúde feito a pedido da Folha aponta que cerca de uma em cada dez cidades brasileiras já tem neste ano índices epidêmicos de dengue. Isso significa que, em 511 municípios do país, a incidência de dengue supera 300 casos por 100 mil habitantes.

São Paulo tem 268 municípios em patamar de epidemia, a maior quantidade entre os Estados. Em seguida estão Goiás, com 84 cidades, e Paraná, com 47

De acordo com o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho, 19 dos 27 Estados têm planos de contingência.

VACINA

Coelho afirma que a vacina contra a dengue deve ficar pronta em 2016. Até lá, será realizado um estudo para apontar qual a população ideal pra ser vacinada e as áreas prioritárias. "O cenário a curto prazo é de pouca disponibilidade da vacina", diz o coordenador.

A vacina está sendo desenvolvida pelo grupo francês Sanofi Pasteur. Outra está em fase de testes clínicos, no Instituto Butantã, na capital paulista.


Endereço da página:

Links no texto: