Folha de S. Paulo


SP fará nova licitação para duas estações da linha 4-amarela do metrô

O Banco Mundial, financiador da segunda fase da linha 4-amarela do metrô de São Paulo, decidiu rescindir o contrato e abrir nova licitação para a construção das estações São Paulo-Morumbi e Vila Sônia, que devem ser entregues com atraso em relação ao cronograma atual.

A decisão tomada em conjunto com o governo de São Paulo deve-se a atrasos no ritmo das obras pela empresa Isolux Córsan-Corviam, que, segundo a administração paulista, desde o ano passado reduziu o número de funcionários, de equipamentos e de insumos para conclusão das obras.

O Banco Mundial, no entanto, decidiu não rescindir o contrato para a construção das estações Higienópolis-Mackenzie e Oscar Freire, que devem ser entregues apenas no ano que vem. O cronograma inicial previa a conclusão ainda neste ano.

O governo de São Paulo chegou a ameaçar realizar uma nova licitação também para essas duas estações, mas, segundo a Folha apurou, para evitar o fracasso do processo, o Banco Mundial aceitou a garantia da empresa espanhola de que retomará a obra até o fim de abril.

Danilo Verpa/Folhapress
Operários nas obras da estação Oscar Freire, nesta quinta
Operários nas obras da estação Oscar Freire do metrô de São Paulo

O lote 1 da segunda fase da linha 4-amarela previa a conclusão das estações Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, São Paulo-Morumbi, além da construção do pátio e do terminal de ônibus da Vila Sônia. O valor total era de R$ 173 milhões.

O Banco Mundial decidiu transferir a estação São Paulo-Morumbi para o lote 2, que inclui a estação Vila Sônia, um túnel e 1,5 km de trilhos em direção a Taboão da Serra (SP). Com a mudança, o valor total do lote deve passar de R$ 386 milhões para R$ 500 milhões.

A expectativa é de que uma nova licitação seja realizada até junho, mas as obras devem ser iniciadas apenas no ano que vem.

Com isso, as estações São Paulo-Morumbi e Vila Sônia, que eram previstas para o ano que vem, devem ser concluídas apenas em 2017 e 2018, respectivamente.

As obras da segunda fase da linha 4-amarela foram iniciadas em abril de 2012, com contratos de R$ 559 milhões no total. Até o momento, foi entregue apenas a estação Fradique Coutinho, em novembro.

Em nota, a empresa espanhola confirmou que ficou acertada a normalização do ritmo das obras até o final de abril e a conclusão de todas elas no ano que vem. "O lote 2 será objeto de uma negociação para a suspensão do contrato", disse.


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