Folha de S. Paulo


Chuva diminui e SP sai de estado de atenção; dia teve enchentes e trânsito

Veja o vídeo

No final da tarde desta quinta-feira (19), as fortes chuvas que caíam sobre São Paulo deram trégua e a cidade saiu do estado de atenção.

O dia, entretanto, foi caótico. Ao menos dois córregos transbordaram, o aeroporto de Congonhas foi fechado por 58 minutos para pousos. Uma parte do muro do aeroporto chegou a cair na avenida Bandeirantes.

Duas pessoas foram arrastadas por enxurradas durante as chuvas. Uma no Aricanduva (zona leste) e a outra em Taboão da Serra (grande SP)

Com o trânsito afetado, São Paulo tinha 117 km de lentidão às 18h de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), o córrego Morro do S, no Campo Limpo, transbordou por volta das 15h05, o mesmo ocorreu com o córrego Ipiranga, na região homônima, às 15h20. As duas regiões chegaram a entrar em estado de alerta, mas por volta das 16h30 a situação já havia melhorado e os locais estavam apenas em estado de atenção.

Houve queda de granizo, principalmente nos bairros de Vila Sônia, Morumbi, Pinheiros e Jardim paulista, na zona oeste.

Ao menos dois trechos da rodovia Raposo Tavares também ficaram alagados por causa das precipitações; a Régis Bittencourt também alagou perto do km 276.

Todas as regiões da cidade e as marginais Tietê e Pinheiros chegaram a ficar em estado de atenção para enchentes durante o dia.

PONTOS DE ALAGAMENTO

De acordo com o CGE, não havia mais pontos de alagamento em São Paulo por volta das 19h20.

Entretanto, durante o dia, 40 lugares alagaram, a maioria deles na zona sul.

OUTONO COMEÇA SEXTA

Na sexta-feira (20), o outono começa pontualmente às 19h45. O dia será marcado por muitas nuvens, aberturas de sol e sensação de tempo abafado. As pancadas de chuva acontecem de maneira isolada entre o meio da tarde e o início da noite. Os termômetros variam entre 19ºC e 27ºC.

No sábado (21), o sol aparece entre muitas nuvens no período da manhã e as temperaturas entram em elevação. A aproximação de uma frente fria aumenta a quantidade de nuvens no transcorrer da tarde e aumenta a condição para chuvas mais generalizadas e fortes no final do dia. Há potencial para rajadas de vento e formação de alagamentos. A temperatura oscila entre 20ºC e 28ºC.

O domingo (22) será de tempo fechado e chuvoso na região metropolitana de São Paulo com queda de temperatura.


Endereço da página:

Links no texto: