Folha de S. Paulo


Prefeito Haddad volta a dar aulas na USP após 12 anos longe da docência

O prefeito Fernando Haddad (PT) voltou a dar aulas na USP, universidade da qual estava licenciado desde 2003, nesta segunda-feira (16).

Professor-doutor, ele se afastou para entrar no governo do presidente Lula, onde foi ministro da Educação.

Haddad é formado em Direito na universidade, onde também concluiu mestrado e doutorado.

O prefeito Haddad agora leciona a disciplina "Economia e Política da Cidade" no curso de pós-graduação em Ciência Política da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas).

Marcelo S. Camargo/Frame/Folhapress
Prefeito Fernando Haddad volta a dar aula na FFLCH (Faculdade de Filosofia Letras e Ciencias Humanas) da USP
Prefeito Fernando Haddad volta a dar aula na Faculdade de Filosofia Letras e Ciencias Humanas da USP

Entre os temas que devem ser abordados pelo prefeito estão a elite e a urbanização da cidade. De acordo com a ementa do curso, o objetivo é "é investigar a dinâmica atual do desenvolvimento urbano".

Sobre os temas da cidade, comentou com os alunos sobre Plano Diretor (conjunto de regras que determina o crescimento da cidade) e o Parque Augusta, área que dará espaço a empreendimento imobiliário e que foi ocupado por ativistas até reintegração de posse, ocorrida no último dia 4.

Segundo o jornal 'O Globo', após ser questionado sobre os motivos que o levaram a voltar a lecionar, o petista disse que se sente no dever de falar sobre temas relacionados às cidades. "Faz parte da minha tarefa disseminar conhecimento sobre cidades", disse.

Lobistas

O prefeito foi questionado por alunos sobre como ele encarava a tarefa de ser gestor e quais são as principais dificuldades. A resposta: "O lobby é um terror. O dia inteiro assedia a equipe, tem que fazer toda uma blindagem dos funcionários", disse Haddad.

Ele vai ministrar mais cinco aulas no curso. Na de ontem, um dos autores estudados foi Max Weber, economista e intelectual alemão considerado um dos fundadores da sociologia.


Endereço da página: