Folha de S. Paulo


Dono de lava-rápido em SP é detido por furtar água da rede

A Sabesp flagrou na quinta-feira (12) um lava-rápido, localizado na Vila Mascote (zona sul de SP), furtando água potável da rede.

Segundo a empresa, o fraudador é reincidente. A primeira irregularidade,diz a Sabesp, foi constatada em novembro do ano passado.

No estabelecimento existe um poço e o responsável pelo local alegava que seu consumo era exclusivo dessa fonte alternativa. Para constatar a fraude, a equipe da Sabesp aplicou um reagente na água para identificar a presença de flúor que só existe na água tratada pela companhia e, com isso, foi constatado que o abastecimento era proveniente da rede pública e não do poço.

O consumo estimado do imóvel é de 201 m³ (período de dezembro/2014 a fevereiro/2015), volume suficiente para atender cerca de 15 famílias com quatro pessoas, por mês. Com base no padrão de consumo do estabelecimento, a Sabesp vai cobrar os valores devidos retroativamente.

Com o apoio da polícia, os fraudadores foram levados à delegacia e indiciados por furto. A pena para esse crime é de um a quatro anos de reclusão, além da aplicação de multa.

Para identificar esse tipo de crime, a Sabesp trabalha com as equipes de caça-fraude, que acompanham o consumo e vistoriam os imóveis. Além disso, conta com a colaboração dos próprios moradores, que podem relatar casos suspeitos pelo 195 ou pelo Disque-Denúncia (telefone 181), cuja chamada é gratuita e não exige a identificação de quem telefona.


Endereço da página: