Folha de S. Paulo


Cantareira já acumula mais da metade da chuva prevista para o mês

Nos dez primeiros dias de março o Cantareira já recebeu mais da metade da chuva prevista para o mês, de acordo com dados da Sabesp.

Até agora, choveu 100,5 mm no manancial no mês de março quando a média histórica é 178 mm.

Durante evento no início do mês, o secretário estadual de Recursos Hídricos de São Paulo, Benedito Braga, reconheceu que não eram boas as perspectivas de chuvas para o próximo trimestre na Grande São Paulo. Ele afirmou que os meses de março, abril e maio deverão ser relativamente secos e não devem reproduzir o volume de chuvas de fevereiro.

Nesta terça-feira (10), o reservatório voltou a subir e opera agora com 13,3% de sua capacidade. Na segunda-feira (9), o índice era de 12,9% após subir 0,6 ponto percentual em relação a domingo (8), o maior aumento registrado no mês. Esse índice já inclui a segunda cota do volume morto (água do fundo do reservatório que não era contabilizada).

A expectativa dentro do governo é que o rodízio de água será evitado se as chuvas conseguirem elevar o nível do Cantareira a um patamar entre 13% e 14% até o final de março e se as obras emergenciais previstas para elevar a capacidade dos reservatórios não atrasarem.

O Cantareira abastece 6,2 milhões de pessoas na zona norte e partes das zonas leste, oeste, central e sul da capital paulista -eram cerca de 9 milhões antes da crise. Essa diferença passou a ser atendida por outros sistemas e por medidas como a redução de pressão (redução da força com que a água é enviada até as casas).

OUTROS MANANCIAIS

Todos os outros mananciais também tiveram alta nesta terça em comparação com o dia anterior. O nível da represa de Guarapiranga, que fornece água para 5,2 milhões de pessoas nas zonas sul e sudeste da capital paulista, avançou de 69,3% para 70,4%.

Já o nível do reservatório Alto Tietê, que também sofre as consequências da seca, opera com 19,9% de sua capacidade, após subir 0,2 ponto percentual.

O sistema abastece 4,5 milhões de pessoas na região leste da capital paulista e Grande São Paulo. No dia 14 de dezembro, o Alto Tietê passou a contar com a adição do volume morto , que gerou um volume adicional de 39,5 milhões de metros cúbicos de água da represa Ponte Nova, em Salesópolis (a 97 km de São Paulo).

Rubens Fernando Alencar e Pilker/Folhapress

O reservatório Rio Grande, que atendem a 1,5 milhão de pessoas, está com 92,4% sendo que no dia anterior o nível era de 89,8%. Já o reservatório Rio Claro, que também atende 1,5 milhão de pessoas, avançou 0,1 ponto percentual e agora opera com 39,6%.

O sistema Alto Cotia opera com 51,4%. Na segunda-feira, o reservatório que fornece água para 400 mil pessoas, operava com 50,3%.

A medição da Sabesp é feita diariamente e compreende um período de 24 horas: das 7h às 7h.


Endereço da página:

Links no texto: