Folha de S. Paulo


Chuva forte coloca cidade de São Paulo em atenção e provoca alagamentos

A chuva que atinge parte da região metropolitana de São Paulo na tarde desta sexta-feira (6) provoca transtornos em alguns pontos da capital paulista. Por volta das 18h20, toda a cidade continuavam em atenção para alagamento. A Penha (zona leste) chegou a ficar cerca de uma hora em alerta mais cedo.

O estado de alerta é o mais alto entre as três situações possíveis na escala do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura. Os outros dois são os estados de atenção e de observação (normal). A subprefeitura da Penha ficou em alerta por conta do transbordamento do córrego Ponte Rasa, mas ele logo retornou ao nível normal.

A chuva desta sexta é resultado do calor e da alta umidade do ar disponível na atmosfera. Ao todo, o CGE registrava oito pontos de alagamento, sendo três intransitáveis (ver abaixo). As linhas de trem da CPTM e os aeroportos não registravam problemas.

O trânsito também era complicado. A marginal Tietê tinha 14,2 km de lentidão na pista expressa, sentido Ayrton Senna, desde a Bandeirantes até a ponte do Tatuapé. Já na pista local, havia mais 8,8 km de retenção entre a Julio de Mesquita Neto e a ponte Jânio Quadros.

Em toda a cidade, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrava 168 km de congestionamento, o que corresponde a 19,3% dos 868 km de vias monitoradas. A média do horário é de 25,2%.

Neste final de semana, as áreas de instabilidade deverão aumentar provocando elevados volumes de chuva, principalmente entre o litoral sul e norte, e região da Grande São Paulo. As temperaturas também devem cair, não superando os 25°C no sábado (7) e 24°C no domingo (8).

De acordo com o CGE, os reservatórios de água deverão ser beneficiados, com grande probabilidade de chuvas mais generalizadas e elevados volumes sobre os reservatórios que enfrentam a crise hídrica.

*

Veja onde estão os alagamentos:

intransitável:
- av. Olavo Fontoura, altura do número 1.400, ambos os sentidos;
- av. Ordem e Progresso, altura do número 329, sentido Sumaré;
- rua Arnaldo Cintra, altura da marginal Tietê, ambos os sentidos;

Transitáveis:
- marginal Tietê, altura da ponte Cruzeiro do Sul, pista local, sentido Castello;
- marginal Tietê, altura da ponte Cruzeiro do Sul, pista expressa, sentido Ayrton Senna;
- marginal Pinheiros, altura da rua Olivia Feder, pista local, sentido Castello;
- rua Visconde de Parnaíba, altura da rua Bresser, sentido centro;
- av. João Dias, altura da rua Centro Africana, sentido centro.


Endereço da página: