Folha de S. Paulo


Motorista de ônibus é preso por embriaguez após acidente que feriu 19

O motorista do ônibus que bateu em um poste e deixou 19 pessoas feridas na tarde de quinta-feira (5) foi preso por dirigir embriagado, segundo informações da SSP (Secretaria de Segurança Pública). Ele foi indiciado por lesão corporal culposa na direção de veículo automotor e embriaguez ao volante.

O acidente aconteceu por volta das 17h de quinta, na avenida Nova Cantareira, região do Tucuruvi. O motorista Rafael de Oliveira, 57, disse inicialmente, à polícia, que perdeu o controle do veículo ao soluçar após beber água. Os PMs, porém, sentiram cheiro de álcool em seu hálito e fizeram o teste do bafômetro, confirmando a embriaguez.

Segundo informações do boletim de ocorrência, o tacógrafo apontava velocidade de 30 km/h, não havendo sinais de falha do freio.

O motorista foi detido, indiciado e encaminhado ao 72º DP (Vila Penteado). A Transcooper Fênix, empresa dona do coletivo, foi procurada por telefone, mas ninguém foi encontrado para comentar o caso.

A SPTrans afirmou que o coletivo passou por vistoria em 18 de fevereiro e nenhum problema tinha sido encontrado.

Além disso, o Prat (Programa de Redução de Acidentes em Transportes), vinculada á Diretoria de Operações da SPTrans, vai apurar a responsabilidade do operador, que poderá ser afastado em caso comprovação de erro. Ele também terá que fazer cursos de reciclagem e de segurança defensiva para ser novamente avaliado e autorizado a retornar às suas funções.

Também na quinta, houve outro acidente envolvendo dois ônibus e um caminhão no cruzamento das avenidas Ermano Marchetti e Marquês de São Vicente, na zona oeste de São Paulo. O motorista e 11 passageiros ficaram feridos, sendo que ao menos uma pessoa chegou a ficar presa nas ferragens.

Segundo a SPTrans, os dois coletivos envolvidos na batida faziam as linhas 957T/10 (Cohab Taipas - Itaim Bibi) e 9014/10 (Morro Grande - Terminal Lapa). As circunstâncias desse acidente também serão investigadas.


Endereço da página:

Links no texto: