Folha de S. Paulo


Secretário de SP diz que não há boas perspectivas de chuvas para trimestre

O secretário estadual de Recursos Hídricos de São Paulo, Benedito Braga, reconheceu nesta segunda-feira (2) que não há boas perspectivas de chuvas para o próximo trimestre na Grande São Paulo.

Em reunião com prefeitos do Alto Tietê, em Mogi das Cruzes (SP), ele afirmou que os meses de março, abril e maio deverão ser relativamente secos e não devem reproduzir o volume de chuvas de fevereiro, quando a capacidade do sistema Cantareira subiu de 5% para 11,4%.

"O período de março, abril e maio será relativamente seco. Não há boas perspectivas climatológicas para esse trimestre. Essa generosidade de chuvas em fevereiro não deve se repetir", disse, segundo informou a TV Globo.

Nesta segunda-feira (2), o volume do sistema Cantareira, que abastece 6,2 milhões de pessoas na região metropolitana, voltou a crescer e opera com 11,7% de sua capacidade.

O secretário voltou a afirmar que a situação é preocupante, mas ressaltou que a adoção de um rodízio de água na Grande São Paulo não está nos planos da administração estadual.

Ele lembrou que, apesar do aumento da capacidade do sistema Cantareira em fevereiro, o maior reservatório da região metropolitana ainda não chegou no "térreo", ou seja, no nível acima do volume morto.

O encontro foi promovido pelo Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) e contou com as participações dos prefeitos de Mogi das Cruzes, Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano


Endereço da página:

Links no texto: