Folha de S. Paulo


Após alagamento, avenida da zona leste de SP tem fila de guinchos

Após registrar um alagamento nesta quarta-feira (25), a avenida Luis Inácio de Anhaia Melo, na zona leste de São Paulo, uma fila de dez guinchos se formou na via durante a noite. O "congestionamento" ocorreu para socorrer os motoristas que tiveram os veículos inundados.

O administrador Cesar de Lucca, 38, é uma das pessoas que teve o carro coberto pela água. "A chuva veio muito rápido e alagou tudo. Meu carro deu um curto circuito, entrou água no motor e no assoalho. Chamei um guincho há duas horas, mas ainda não chegou", disse.

Ele afirmou que o veículo, avaliado em cerca de 25 mil, não tem seguro. "A cidade não tem estrutura, não suporta chuva forte."

Dono de uma concessionária na região, Djanir Basílio, 58, disse ter perdido 15 dos 35 carros que estavam à mostra no local. Segundo ele, a água passou dos 30 centímetros de altura e molhou o assoalho de todos os carros. "Eu tenho certeza que vou perder um Jetta e os outros deverão ir para uma oficina. Eles terão de ser desmontados porque a água penetra e fica difícil retirar", afirmou.

Ele afirmou que estima um prejuízo de ao menos R$ 55 mil e diz que vai pedir nesta quinta-feira (26) a isenção da taxa do IPTU para compensar parte dos gastos.

Um dos funcionários dele, Rodrigo Antõnio da Silva, 25, perdeu o carro, que não tinha seguro, avaliado em R$ 17 mil. "Eu não sei o que vou fazer. Vou ver se um mecânico consegue dar um jeito", disse. Uma caçamba de lixo foi arrastada na via pela força da água.

De acordo com os meteorologistas, a chuva desta quarta está associada ao calor e à grande disponibilidade de umidade na atmosfera. A tendência é de que as chuvas se desloquem gradualmente para outros bairros da cidade e para região do ABC paulista. Por conta do elevado volume de chuvas, há potencial para a formação de alagamentos e extravasamento de rios e córregos.

PREVISÃO

A previsão para quinta-feira (26) é de sol com altas temperaturas na capital paulista. Durante a tarde e no início da noite, as instabilidades se formam por conta do calor e da disponibilidade de umidade na atmosfera, proporcionando a ocorrência de pancadas de chuva. A temperatura mínima deve ficar em torno de 21°C e a máxima em 32°C.


Endereço da página:

Links no texto: