Folha de S. Paulo


Tronco de árvore cai, atinge fiação e mata motorista no centro de SP

A chuva que atingiu a região metropolitana de São Paulo na tarde desta quarta-feira (25) provocou a morte de um motorista na região central da capital paulista. Além disso, o temporal ainda causava alagamentos, prejudicava a circulação de trens e deixava ao menos quatro subprefeituras em estado de alerta por volta das 18h20.

O caso mais grave foi a morte de um homem de 47 anos que teve o carro atingido por fios elétricos quando passava pela rua Tupi, na região de Santa Cecília, centro de São Paulo. Segundo os bombeiros, o tronco de uma árvore caiu e atingiu a fiação que caiu sobre o veículo.

O acidente aconteceu por volta das 16h, quando chovia muito na região. Informações preliminares apontam que a vítima, ainda não identificada, tentou sair do carro, o que fez com que fosse eletrocutada. Ao todo, seis carros dos bombeiros foram encaminhados para o local, mas a vítima já estava com parada cardiorrespiratória.

Segundo a prefeitura, avaliação visual preliminar de um engenheiro agrônomo, aponta que "a árvore tem cerca de 14 metros de altura e tem aspecto sadio. A quebra ocorreu um pouco abaixo da bifurcação de galhos e o tronco que caiu tem uns dez metros comprimento. Não há registro pendente de poda ou remoção da espécie na Subprefeitura da Sé."

Eduardo Knapp/Folhapress
Motorista morre eletrocutado após árvore cair e atingir rede elétrica na região de Santa Cecília
Motorista morre eletrocutado após árvore cair e atingir rede elétrica na região de Santa Cecília

Por volta das 19h20, toda a cidade de São Paulo estava em estado de atenção para alagamentos e as subprefeitura do Ipiranga em alerta, por conta do transbordamento do rio Tamanduateí. O número de distritos em alerta chegou a quatro.

Na Vila Prudente, o córrego da Mooca transbordou na altura da avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, em ambos os sentidos, com a rua Amparo. Também entraram em alerta por transbordamento o Ipiranga e a Mooca, pelo extravasamento do rio Tamanduateí, na altura do viaduto Pacheco Chaves e na altura do Mercado Municipal.

As linhas 10-turquesa e 7-rubi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) também tinham a circulação de trens parcialmente suspensa, por volta das 19h20, por conta de alagamentos. No caso da linha 10, as composições não passavam entre as estações São Caetano e Santo André e na linha 7 entre Luz e Pirituba. Foi solicitado o Paese para disponibilizar ônibus nesses locais.

A linha 8-diamante também ficou com a operação suspensa entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Lapa por 25 minutos, voltando a operar às 17h35. As demais linhas funcionam normalmente.

O metrô informou que houve acúmulo de água na plataforma da estação Vila Prudente, da linha 2-verde. Apesar disso, não havia problemas na circulação das composições. As demais linhas tinham circulação reduzida por segurança.

A chuva também prejudicou o trânsito, que chegou a 294 km por volta das 19h. Isso corresponde ao maior congestionamento registrado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) desde o início do ano.

Também havia seis pontos de alagamento, sendo cinco intransitáveis, na cidade por volta das 19h20 (ver abaixo) e houve mais cedo registro de granizo em ao menos três pontos da cidade –Vila Maria, Consolação e Ipiranga.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura, houve chuva moderada mais cedo na área do sistema Cantareira e acontecia chuva moderada, por volta das 17h, na região do Alto Tietê. O volume recebido, porém, só será divulgado pela Sabesp na quinta (26).

A chuva desta quarta foi provocada pelo forte calor, associado à brisa marítima. As precipitações mais fortes, no horário, estavam no Ipiranga, Vila Mariana e Capela do Socorro (zona sul), na Vila Prudente, (zona leste), além de grande parte da zona norte.

A previsão para quinta-feira é de sol com altas temperaturas na capital paulista. Durante a tarde e no início da noite, as instabilidades se formam por conta do calor e da disponibilidade de umidade na atmosfera, proporcionando a ocorrência de pancadas de chuva. A temperatura mínima deve ficar em torno de 21°C e a máxima em 32°C.

PONTOS DE ALAGAMENTOS

INTRANSITÁVEIS

- rua Ibitirama, sentido centro, próximo à rua Orfanato (Vila Prudente);
- rua Capitão Pacheco Chaves, sentido centro, próximo à rua José Zappi (Vila Prudente);
- avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, em ambos os sentidos, da rua Amparo até a rua Itupeva (Vila Prudente);
- avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, em ambos os sentidos, próximo à avenida Salim Farah Maluf (Vila Prudente).

TRANSITÁVEIS

- Viaduto Presidente Arthur da Costa e Silva, em ambos os sentidos, na altura do número 10 (Sé);
- rua Emília Marengo, altura do número 904, sentido único.


Endereço da página:

Links no texto: