Folha de S. Paulo


Ônibus perde freio e atinge 13 carros na avenida Paulista; veja

Veja vídeo

Um ônibus atingiu 13 carros na avenida Paulista nesta terça-feira (24), depois que o veículo ficou sem freios, na altura da rua Augusta, no centro de São Paulo. De acordo com a polícia, ninguém se feriu.

A via, que é o cartão postal de São Paulo, teve faixas interditadas no sentido Paraíso até por volta das 16h20, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). O coletivo, no entanto, foi removido apenas às 18h30. No sentido Consolação, não houve vias bloqueadas.

Depois que saiu do túnel que dá acesso à Paulista, no sentido Paraíso, o motorista percebeu o problema e desviou o coletivo para o canteiro central da avenida. "Faltou freio e eu tive que jogar o ônibus no canteiro para não atingir as pessoas", diz José Pereira, que dirigia o coletivo.

"O motorista do ônibus foi o herói da parada", afirmou o tenente Zaupa, comandante de área.

"Eu estava parado no trânsito quando senti a batida. Depois, o ônibus passou arrastando", diz o professor Antonio Mario da Cunha, 55. "O ônibus me arrastou por 20 metros, me virou ao contrário e fez um bom estrago", diz outro motorista, Harlei Ferreira Mendes, 39.

Editoria de Arte/Folhapress

A estudante Fernanda Barros também teve seu carro atingido na traseira pelo coletivo. Muito abalada, ela não conseguiu levar o carro até um lugar da avenida que a polícia havia solicitado. "Eu estava saindo do túnel, quando o ônibus pegou a gente e foi arrastando."

Paula Zarro, 21, saiu da PUC, em Perdizes (zona oeste), e ia para a região da praça Oswaldo Cruz quando teve seu veículo atingido. Ela disse que sentiu o impacto da colisão, bateu a cabeça no painel e viu o ônibus passando. "Me disseram que vou ter de entrar na Justiça para cobrir o prejuízo", afirmou Paula.

João Antonio da Silva, 41, disse que o ônibus foi jogando todos os carros para a faixa da direita.


Endereço da página:

Links no texto: