Folha de S. Paulo


Falta de água atinge 71% em SP; no país, 39% ficaram sem luz

Pesquisa Datafolha mostra que 71% dos paulistanos relataram ter sofrido falta de água em suas residências nos últimos 30 dias. Na média, essa parcela da população disse que o problema ocorreu em em 16 dias do mês.

Levantamento anterior, realizado em outubro do ano passado, havia mostrado que 60% dos paulistanos tinham ficado sem água em algum momento nos 30 dias antes do levantamento.

Já no Estado como um todo, esses índices são menores. De acordo com a pesquisa realizada no início deste mês, 44% sofreram falta de água, por 12 dias em média.

Editoria de Arte/Folhapress

Em levantamento feito em junho do ano passado, apenas 28% relatavam ter ficado sem fornecimento.

Já a falta de energia atingiu em janeiro a casa de 39% dos brasileiros, segundo a pesquisa. Em média, o problema durou 2,9 dias dos 30 anteriores ao levantamento.

A região menos atingida foi a Sul (30%), e as mais atingidas foram Centro-Oeste (45%), Norte (45%) e Nordeste (43%). No Sudeste, o índice foi de 37%.

A pesquisa Datafolha foi feita entre 3 e 5 de fevereiro, ouvindo 4.000 pessoas em 188 municípios do país.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, com um nível de confiança de 95% –o que significa que, em cada 100 levantamentos feitos, 95 terão resultados dentro da margem de erro.

CRISE DURADOURA

Os pesquisadores perguntaram também sobre a expectativa de duração da crise da crise da água. Para 59% dos paulistas, ela será duradoura e, para 17%, permanente.

Entre os paulistanos, 27% dizem planejar mudar de cidade se a crise piorar.

Na região metropolitana de São Paulo, metade da população relata que conseguiu economizar água, sendo que 96% passaram a tomar banhos mais rápidos.

Dos 69% que declaram ter carro, 64% afirmam ter deixado de lavá-los, e 5% mantiveram o hábito. Já em relação à máquina de lavar, 38% dos entrevistados informaram que deixaram de usar o eletrodoméstico.


Endereço da página: