Folha de S. Paulo


Chuva ganha força e deixa quase toda São Paulo em atenção; há alagamentos

As chuvas que atingem a região metropolitana de São Paulo ganharam força na tarde desta sexta-feira (6) e fizeram com que o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura, colocasse quase toda a capital paulista em estado de atenção. Apenas a zona sul estava em estado de observação (normal), por volta das 17h.

O Ipiranga (zona sul) chegou a ficar em alerta por conta do transbordamento do córrego de mesmo nome. O extravasamento aconteceu na avenida Abraão de Morais, altura da rua General Chagas Santos), mas o córrego logo voltou ao leito. Às 16h10, o CGE ainda registrava ao menos quatro pontos de alagamento na cidade (veja abaixo).

No horário, o órgão apontava chuvas fortes na região de Pinheiro, na Vila Mariana, Jabaquara, Ipiranga, no Santo Amaro, Cidade Ademar, na região do M'Boi Mirim e em Campo Limpo. O aeroporto de Congonhas (zona sul) chegou a fechar para pousos e decolagens por cerca de 10 minutos, às 15h.

Apu Gomes/Folhapress
Carro da PM fica preso em alagamento na rua Doutor Frederico Steidel, no centro de São Paulo
Carro da PM fica preso em alagamento na rua Doutor Frederico Steidel, no centro de São Paulo

O aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP), não tinha registro de problemas por conta da chuva. As linhas da CPTM também não registravam alterações.

A chuva desta sexta-feira é provocada por uma área de baixa pressão atmosférica que está sobre o oceano Atlântico. O mesmo fenômeno já tinha causado precipitações fortes na quinta (5), quando a cidade de São Paulo teve o dia mais chuvoso do ano.

A área de baixa pressão começa a se afastar da costa do Sudeste, o que faz com que as condições para chuvas mais fortes e duradouras diminuem sensivelmente no fim de semana. Segundo o CGE, as temperaturas voltarão a se elevar a partir do sábado e as precipitações ocorrem na forma de pancadas nos finais das tardes.

*

Veja onde estão os alagamentos:

Intransitável
- rua Teixeira Leite, altura da rua São Paulo, ambos os sentidos;
- av. Teresa Cristina, altura da rua Tabor, ambos os sentidos;

Transitável
- av. 23 de Maio, altura da praça da Bandeira, sentido aeroporto;
- av. Nove de Julho, altura do vd. Eusébio Steveaux, sentido bairro.


Endereço da página:

Links no texto: