Folha de S. Paulo


Prefeitura dá início a desapropriação de garagens de ônibus em SP

O prefeito Fernando Haddad (PT) assinou 12 decretos que darão início à desapropriação de garagens ou pátios de empresas de ônibus na cidade.

Os decretos de utilidade pública, que são o primeiro passo do processo de estatização, foram publicados no "Diário Oficial" da Cidade desta quinta-feira (5).

Pelo menos 42 garagens serão desapropriadas, conforme a Folha revelou na edição de sábado (31). Os demais decretos serão publicados nas próximas semanas.

Para a prefeitura, a estatização permitirá que mais empresas entrem na concorrência, aumentando o capital disponível e pressionando custos para baixo. A licitação dos transportes deve ter início em fevereiro ou março.

Os decretos publicados são referentes a terrenos de viações localizadas nos bairros Cachoeirinha, Mandaqui, Pirituba, Tremembé (zona norte), Itaquera, José Bonifácio (leste), Raposo Tavares, Jaguara, Raposo Tavares, Jaguaré (oeste), Sacomã e Grajaú (zona sul).

As empresas de ônibus que circulam na cidade estão nas mãos de três grandes grupos de empresários que atuam na cidade há anos e ganharam a última licitação, em 2003. As empresas circulam nos grandes corredores, no chamado sistema estrutural.

Dentro dos bairros, o chamado sistema local, está nas mãos das cooperativas de perueiros, que também entrarão na licitação.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: