Folha de S. Paulo


Sirene de alerta para deslizamento é acionada em 11 comunidades do Rio

As sirenes de alerta para deslizamentos de onze comunidades do Rio foram acionadas na noite deste domingo (1º), devido à forte chuva que atinge a cidade. O acionamento funciona de forma preventiva e ocorre quando o índice pluviométrico registra 40 mm (milímetros) de chuva em 1 hora.

A informação é do Centro de Operações da Prefeitura do Rio, que acionou o sistema nas comunidades Nova Brasília, Alvora, Palmeiras, Cariri, Jardim do Carmo, morro da Fé, Frei Gaspar, Caixa D'água, Sereno, localizadas na zona norte; além das favelas Relicário e Vila Matina , na zona oeste.

Com o toque das sirenes, os moradores foram aconselhados a se abrigar em pontos de apoio distribuídos em locais considerados seguros pela Defesa Civil do município. Cerca de 70 agentes e 15 viaturas atuam nesta operação.

Desde 2011 a prefeitura mapeou 103 comunidades que contam com alto risco de deslizamento na cidade e nelas foram instaladas as sirenes de alerta.

O município do Rio continua em estágio de atenção desde às 21h15 deste domingo. O estágio é o segundo nível em uma escala de quatro, e significa a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas. A prefeitura recomenda que a população evite áreas sujeitas a alagamentos e que moradores de áreas de risco fiquem atentos aos alertas sonoros das sirenes, que indicam perigo de deslizamento.


Endereço da página: