Folha de S. Paulo


Passe livre estudantil passa a valer a partir de segunda nos ônibus de SP

O passe livre para estudantes vai começar a valer nos ônibus de São Paulo a partir da próxima segunda-feira (2/2). A informação foi confirmada pela SPtrans na tarde de hoje (30/1).

Nessa primeira semana, no entanto, apenas estudantes do ensino fundamental e médio poderão usar o benefício. Para universitários, o passe livre valerá a partir do dia 9 de fevereiro. A gratuidade nos ônibus municipais dará direito a 48 viagens por mês.

Têm direito ao benefício alunos da rede pública de ensino (ou bolsistas em escolas particulares); universitários da rede particular que tenham bolsa do Prouni ou financiamento pelo Fies.

Estudantes de universidades públicas só terão direito à gratuidade se forem cotistas ou comprovarem renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio.

Para conseguir o passe livre, o estudante deve ter pago o boleto com a taxa anual de validação do Bilhete Único Estudante (R$ 24,50) e já estar com o cartão em mãos.

Alunos de ensino superior também devem preencher o formulário de autodeclaração de renda, que estará disponível a partir de domingo, dia 1º no site da SPtrans.

Quem já estiver com toda a situação regularizada terá as cotas gratuitas disponíveis para recarga no Bilhete Único a partir do dia seguinte do preenchimento do formulário.

Para quem ainda for pagar o boleto, o prazo para liberação do crédito é de três dias úteis.

METRÔ E TRENS

O governo do Estado também anunciou passe livre para estudantes que usem o metrô e trens da CPTM. A medida, no entanto, precisa ser votada por deputados estaduais na Assembleia antes de ser implementada.

Os parlamentares estão em recesso até a próxima segunda (2/2).


Endereço da página:

Links no texto: