Folha de S. Paulo


Alckmin diz não haver necessidade imediata de rodízio de água no Estado

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), descartou nesta sexta-feira (30) a necessidade imediata de rodízio de água no Estado. Alckmin se reuniu pela terceira vez com a presidente Dilma Rousseff desde o fim do ano passado para discutir a ajuda que o governo federal pode dar para enfrentar a crise hídrica.

"Não há nenhuma decisão tomada. Esse é um assunto que a Sabesp está avaliando tecnicamente e monitorando periodicamente", afirmou Alckmin após a reunião com Dilma.

Nesta quinta-feira (29), a Sabesp também havia informado que não há nenhuma decisão sobre a implantação de um rodízio na região da Grande São Paulo. Reportagem da Folha, mostrou que a projeção do governo paulista é de iniciar um racionamento de água até a primeira quinzena de abril, quando termina o período de chuvas na região Sudeste.

Alckmin destacou ainda que o governo estadual optou pela redução da pressão que evita o desperdício de água ao longo do sistema de distribuição. "Optamos pela válvula redutora de pressão porque com ela você não zera o sistema. Não zerando o sistema, diminui o risco de contaminação porque se mantém o sistema sob pressão. Isso é feito há décadas. Porque se diminui a pressão e evita perdas invisíveis", defendeu.

O ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) acompanhou a reunião e reafirmou o compromisso do governo federal em dar apoio aos Estados do Sudeste para enfrentarem a grave crise hídrica. Ele, no entanto, destacou que a responsabilidade pelo abastecimento da população é dos Estados e não do governo federal.

"Estamos buscando todas parcerias possíveis que governo federal pode ajudar. A responsabilidade é do estado mas podemos construir parcerias republicanas não só para projetos estruturantes mas também medidas emergenciais para amenizar o cenário", afirmou.

Pelo lado do governo federal, participaram da reunião os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e Nelson Barbosa (Planejamento). Alckmin compareceu ao encontro acompanhado do presidente da Sabesp, Jerson Kelman, e do secretário de saneamento do Estado, Benedito Braga.


Endereço da página:

Links no texto: