Folha de S. Paulo


Monumento às Bandeiras é pichado durante ato contra as tarifas em SP

O monumento às Bandeiras foi pichado na noite desta quinta-feira (29). Segundo a Polícia Militar, a pichação aconteceu durante um novo protesto contra o aumento das tarifas na capital paulista. Um grupo de pessoas chegou a subir na escultura para comemorar o desfecho pacífico do ato.

Após a saída dos manifestantes, a PM informou que a escultura do artista Victor Brecheret foi pichada com as frases: "Bandeirante é assassino! Morre Burguês!!", "na periferia a PM mata por dia" e "a PM mata pobre todo dia". Segundo a polícia, será registro um boletim de ocorrência por conta do vandalismo no 27º DP (Campo Belo).

O ato desta quinta, começou no vão livre do Masp, passou por vias importantes como a avenida Paulista e a 23 de Maio, até chegar na Alesp (Assembleia Legislativa), onde começou a dispersão. No decorrer da passeata, porém, os manifestantes fizeram um ato na frente do prédio onde mora o prefeito Fernando Haddad (PT).

Mesmo sem confrontos, a PM afirmou ao final do ato que duas pessoas foram detidas com bolas de gude e lata de spray e apontaram atos de vandalismo que deixaram, além da pichação no monumento às Bandeiras, uma vidraça de uma agência do Itaú depredada na av. Brigadeiro Luís Antônio.

A PM estima cerca de mil pessoas tenham participado do ato desta quinta, enquanto os organizadores apontam que ficou próximo dos 10 mil. O MPL (Movimento Passe Livre), que organizou a manifestação, já marcou mais três atos para a próxima terça (3) no Campo Limpo (zona sul), Pirituba (zona norte) e São Miguel Paulista (zona leste).


Endereço da página:

Links no texto: