Folha de S. Paulo


Água suja de Barretos (SP) vira alvo de investigação do Ministério Público

As promotorias do Consumidor e da Saúde Pública de Barretos (a 423 km de São Paulo) irão instaurar um inquérito em conjunto para apurar uma denúncia de que pelo menos seis bairros do município têm recebido água de cor escura nas torneiras dos imóveis.

A medida foi tomada após reportagem publicada pela Folha.

A portaria será publicada nesta sexta-feira (30), de acordo com a assessoria do Ministério Público.

Os promotores Flávio Okamoto e Ilo Marinho Júnior irão questionar o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) sobre o motivo do problema na rede de abastecimento. Nesta quinta-feira (29), a Promotoria pediu fotos de moradores que estão sendo publicadas em rede social para anexar ao inquérito.

Segundo relatos de moradores à reportagem, a situação ocorre no centro e nos bairros de Nova Barretos, Grande Horizonte, Ibirapuera, Cristiano de Carvalho e Cecap 2. O problema começou em dezembro, mas se intensificou nesta semana.

Moradores relataram casos de crianças com diarreia, como os filhos da faxineira Lucélia Oliveira, 35, que mora no Ibirapuera. Para ela, o fato tem relação com a má qualidade da água.

Procurado, o Saae disse que irá se manifestar apenas quando for notificado pelo Ministério Público. Sobre a água escura, disse na quarta (28) que houve um rompimento de adutora e que o problema é pontual.


Endereço da página:

Links no texto: