Folha de S. Paulo


Feministas organizam 'beijaço' em frente a bar de Ribeirão Preto (SP)

A Frente Feminista de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) marcou um "beijaço LGBTT" em frente ao bar Milwaukee, que fica na concessionária Harley-Davidson, em protesto contra uma suposta expulsão de um casal de mulheres, no domingo (25).

O evento está programado para a noite deste sábado (31) e foi criado em rede social nesta quarta-feira (28), onde já teve 569 confirmações de presença até a tarde.

Haverá uma concentração na rotatória da avenida Portugal às 18h, de onde os participantes sairão em caminhada em direção ao bar, na avenida Francisco Junqueira.

As mulheres, duas universitárias de 23 e 22 anos, registraram boletim de ocorrência após, dizem, terem sido expulsas pelo gerente por terem se beijado na boca. "Um segurança me pegou pelo braço e disse que ali não era lugar para aquilo", disse uma das estudantes.

No evento, o movimento afirma que o protesto terá "direito a beijaço gay e lésbico, cartazes e bandeiras". "Vamos purpurinar esse lugar machista e preconceituoso", diz o convite.

O advogado Alexandre Bonilha, que defende as universitárias, disse que as garotas irão apoiar a manifestação. Elas também pretendem acionar o estabelecimento por discriminação.

O bar, por sua vez, nega que tenha havido homofobia. Em nota, disse que houve uma "conduta inadequada" do grupo de amigos das mulheres.

Afirmou também que pediu ao grupo que "se portasse de maneira mais adequada", o que não aconteceu, e que está aberto para receber qualquer gênero e perfil de grupo, pois é contra qualquer forma de discriminação.


Endereço da página:

Links no texto: