Folha de S. Paulo


Chuva forte provoca transbordamento de córrego e fecha aeroporto em SP

São Paulo voltou a ter transtornos causados pelas chuvas na noite desta terça-feira (27). Foram colocados em estado de atenção no decorrer da noite as zonas leste sul, sudeste e a marginal Pinheiros, e o bairro do Ipiranga ficou em estado de alerta.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura, as áreas de instabilidade estão associadas ao calor e à grande concentração de umidade do ar, e, no horário, estavam mais fortes na região do Campo Limpo, Santo Amaro e M'Boi Mirim (zona sul), Jabaquara, Ipiranga e Vila Mariana (zona sul).

Com isso, o órgão chegou a registrar 14 pontos de alagamento, sendo que oito continuavam ativos por volta da meia-noite. O córrego Ipiranga também transbordou, colocando o bairro em estado de alerta. No horário, porém, ele já tinha retornado ao seu leito.

Mais cedo, o aeroporto de Congonhas (zona sul) também chegou a fechar para pousos e decolagens por cerca de 20 minutos. A restrição ocorreu entre as 20h58 e as 21h18. A Infraero, porém, não informou o total de voos alternados.

Os trens não registraram problemas nesta terça por conta do temporal. Na segunda, a chuva chegou a parar parte da linha 7-rubi da CPTM por conta de uma queda de barreira.

Além da capital paulista, outras cidades a região metropolitana também registraram chuva forte, como São Lourenço da Serra e Embu-Guaçu. Mais cedo, o município de Cotia foi um dos mais afetados pelas chuvas.

O tempo não muda nos próximos dias, segundo o CGE. Na quarta (28), as temperaturas ficarão entre os 19ºC e os 32ºC. Já as chuvas devem continuar ocorrendo na forma de pancadas, concentradas entre o final da tarde e a noite.

*

Veja onde estão os pontos de alagamento:

Intransitáveis
- Radial Leste, altura do viaduto Guadalajara, ambos os sentidos;
- av. Paes de Barros, altura da av. Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello, ambos os sentidos;
- av. Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello, altura da rua Ibitirama, ambos os sentidos;
- marginal Pinheiros, altura da rua Dr. Rubens Gomes Bueno, pista única, sentido Castello;
- marginal Pinheiros, altura da av. Octalles Marcondes Ferreira. pista única, ambos os sentidos;
- marginal Pinheiros, altura da av. Mario Lopes Leão, pista única, sentido Castello;
- rua Melo Freire, altura da rua Antonio de Barros, ambos os sentidos;

Transitáveis
- marginal Pinheiros, altura da rua Jaime de Oliveira Souza, pista única, ambos os sentidos.


Endereço da página:

Links no texto: