Folha de S. Paulo


Esquina mais famosa de São Paulo ganha faixa na diagonal nesta segunda

A cidade de São Paulo, que comemorou seus 461 anos neste domingo (25), ganha mais uma faixa de pedestre diagonal ("X") nesta segunda-feira (26) no centro da capital paulista.

A implantação foi feita no cruzamento das avenidas São João e Ipiranga, a esquina mais famosa de São Paulo.

Em formato de X, a faixa ajudará as pessoas a atravessar esquinas opostas de forma direta, e não em duas etapas, como é hoje. Esse tipo de sinalização é comum em Tóquio, no Japão.

Zanone Fraissat/Folhapress
CET implanda faixa de pedrestre diagonal no cruzamento das avenidas São João e Ipiranga
CET implanta faixa de pedestre diagonal no cruzamento das avenidas São João e Ipiranga

A nova faixa diminuirá o tempo de travessia: serão cerca de 88 segundos, contra 159 das faixas tradicionais. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou ainda que no local haverá placas e semáforos e que equipes da companhia vão acompanhar as intervenções para garantir a segurança e a orientação aos pedestres e motoristas.

Uma pesquisa realizada pela companhia mostrou que o horário de maior movimento de pedestres no cruzamento das avenidas São João e Ipiranga acontece nos três períodos (manhã, entre picos e tarde): 2.400, 2.900 e 4.700 pessoas/hora, respectivamente.

Em dezembro passado, a companhia implantou a primeira faixa de pedestre diagonal no país no cruzamento das ruas Riachuelo e Cristóvão Colombo (que antecede a avenida Brigadeiro Luiz Antônio), uma das mais movimentadas da cidade.


Endereço da página:

Links no texto: