Folha de S. Paulo


Sabesp diz que 1,2 milhão estão sem água na Grande SP por falta de energia

Cerca de 1,2 milhão de pessoas estão sem água nesta quinta-feira (22) devido à interrupção de fornecimento de energia em estações elevatórias da Sabesp.

De acordo com a companhia, o problema ocorre nas estações que abastecem as zonas oeste e sul de São Paulo, parte de Cotia e todos os bairros de Taboão da Serra, ambas na Grande São Paulo.

A Sabesp afirma que o problema começou por volta das 4h na estação João 22, que atende a Taboão da Serra, Embu, Itapecerica da Serra, parte de Cotia e da região do Jardim Arpoador, em São Paulo.

Posteriormente, a estatal afirmou que a AES Eletropaulo foi acionada e a energia, restabelecida. No entanto, diz a Sabesp, a tensão elétrica baixa impedia que a água fosse bombeada normalmente.

A Eletropaulo afirmou, nesta tarde, que o problema foi causado por uma árvore com altura de cerca de 20 metros sobre a rede elétrica. De manhã, segundo a empresa, eletricistas precisaram aguardar o trabalho dos bombeiros.

A corporação chegou ao local às 12h, diz a Eletropaulo, mas o equipamento que levavam não era adequado para fazer a retirada de uma árvore daquele porte.

Às 17h30, segundo a Eletropaulo, uma nova equipe chegou ao local e começou a remoção. A reportagem ligou para a corporação, que não deu informações sobre a ocorrência.

Já a estação do Jardim São Luiz (zona sul de SP) também teve energia interrompida por volta das 4h. O fornecimento foi normalizado às 9h. Porém, a previsão da Sabesp era que nos bairros abastecidos pela estação o fornecimento de água fosse normalizado na madrugada de sexta (23).

Rubens Fernando Alencar e Pilker/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: