Folha de S. Paulo


Temperatura 'insuportável' fecha salas de posto de saúde em Guarujá

O calor, aliado ao defeito em um aparelho de ar-condicionado, antecipou o fechamento de salas de uma unidade de saúde no Guarujá (a 86 km de SP) nesta terça-feira (20).

Para informar a situação aos pacientes, funcionários colaram cartazes nas paredes do local, informando que "devido à temperatura insuportável, as salas de vacina e curativo ficarão abertas das 8h às 13h".

O horário normal de funcionamento do posto, que fica no distrito de Vicente de Carvalho, é das 8h às 17h.

Camila Yokoyama Saibro-20.jan.2015/Arquivo pessoal
Funcionários deixam aviso na porta sobre o horário reduzido de funcionamento do posto
Funcionários deixam aviso na porta sobre o horário reduzido de funcionamento do posto

"Cheguei por volta das 15h com a minha irmã, que está grávida de seis meses, para pegar a segunda via da carteirinha de vacinação, e encontramos esse recado", reclamou a office-girl Camila Yokoyama Saibro, 20, que tirou fotos do aviso. "Quando questionamos uma assistente de enfermagem sobre a carteira, ela disse que não ia pegar porque as pessoas que trabalhavam lá tinham ido embora."

Em nota, a Secretaria de Saúde de Guarujá afirma que a pane no ar-condicionado da sala alterou a temperatura da geladeira onde as vacinas são armazenadas e, por isso, os funcionários tiveram de encerrar o expediente.

"Essa foi a única alternativa encontrada para preservar as doses de vacinas, já que abrindo e fechando o equipamento, com o forte calor, poderia perder toda a medicação", diz o comunicado.

A mudança não havia sido informada previamente à prefeitura. O ar-condicionado foi consertado e, segundo a Secretaria, nesta quarta (21) a unidade funciona normalmente.


Endereço da página: