Folha de S. Paulo


Procon multa Eletropaulo em quase R$ 4 mi por falta de luz em hospital

O Procon de São Paulo informou nesta quarta-feira (14) que multou a Eletropaulo em R$ 3.764.740,00 por conta da demora no restabelecimento de energia em um hospital de Osasco, na Grande São Paulo.

De acordo o Procon, o motivo da autuação foi a demora no restabelecimento da energia no Hospital Municipal e Maternidade Amador Aguiar, que ficou sem luz por mais de oito horas, entre os dias 5 e 6 de janeiro.

Sem energia, profissionais do hospital tiveram que fazer um parto utilizando apenas com a luz de celular. Eles também se revezaram para bombear ar manualmente e manter a respiração de um bebê.

O Hospital e Maternidade Amador Aguiar atende cerca de 3.000 pessoas por mês e realiza entre 400 e 450 partos mensalmente. Também são realizadas entre 120 a 130 consultas diárias e de 30 a 40 cirurgias por mês.

Reprodução-06.jan.2015/TV Globo
Grávida chega para ser atendida no hospital, em Osasco, na Grande São Paulo
Grávida chega para ser atendida no hospital, em Osasco, na Grande São Paulo

O Procon solicitou as gravações dos atendimentos telefônicos entre a concessionária e o hospital. Os áudios, de acordo com o órgão, comprovaram a falha no atendimento da empresa.

Na ocasião, a Eletropaulo confirmou que houve uma falha num transformador e que o gerador foi acionado, mas parou de funcionar. A empresa informou ainda que houve falha no atendimento, já que hospitais são "clientes prioritários".

O Procon analisa ainda as mais de mil reclamações recebidas contra a Eletropaulo desde 29 de dezembro. A Eletropaulo está sujeita a novas multas.

Procurada pela Folha, a Eletropaulo diz que recebeu a autuação e está analisando.


Endereço da página:

Links no texto: