Folha de S. Paulo


Promotor deixa segurança e assume Controladoria da Prefeitura de SP

O novo titular da Controladoria Geral do Município será o atual secretário de Segurança Urbana, Roberto Porto (PMDB).

Porto vai assumir a vaga de Mário Spinelli. O atual controlador levou à prisão 11 servidores em dois anos de atuação e desbaratou a chamada máfia do ISS, que causou prejuízo de mais de R$ 500 milhões aos cofres municipais.

O futuro controlador também tem experiência no combate à corrupção. Como promotor, ele atuou durante a "máfia dos fiscais", escândalo da gestão Celso Pitta (1997-2000) que envolveu as administrações regionais (antecessoras das atuais subprefeituras). Ele atuou como membro do Gaeco (grupo responsável pelo combate ao crime organizado).

O prefeito Fernando Haddad (PT) chegou ao nome de Porto pelo vice-presidente Michel Temer (PMDB), que também indicou sua filha, Luciana, para a Assistência Social.

Com Luciana, ele vinha atuando na condução de um dos principais programas de Haddad, o De Braços Abertos, que dá emprego a viciados em crack. Um dos empecilhos enfrentados por ele foi a volta da "favelinha" da Cracolândia, que havia acabado quando o programa antidrogas foi implementado.

À frente da Guarda Civil Metropolitana, conseguiu diminuir a truculência dentro da corporação. Ele fortaleceu a corregedoria do órgão, fazendo com que denúncias de agressões caíssem cerca de 70%.

No lugar dele, na Segurança Urbana, deve assumir outro nome do PMDB. Estão cotados os vereadores Rubens Calvo e Ricardo Nunes.


Endereço da página: