Folha de S. Paulo


Temporal derruba teto de hangar no aeroporto de Congonhas, em SP

A chuva forte que atingiu São Paulo na noite desta quinta-feira (7) provocou o desabamento de parte do teto de ao menos um hangar no aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade. Segundo a Infraero, não há registro de pessoas feridas.

O acidente aconteceu por volta das 19h e atingiu o hangar da empresa Target. Os bombeiros foram acionados, mas não houve pessoas feridas no local. Algumas aeronaves, porém, tiveram danos com o desabamento.

Luciano Veronezi/Editoria de Arte/Folhapress

A Target foi procurada por telefone, mas ninguém foi localizado para comentar o problema.

O hangar da TAM Viação Executiva fica ao lado, e teve um pequeno dano no teto, segundo a assessoria de imprensa da empresa. Não houve pessoas feridas ou danos em aeronaves.

As operações no aeroporto não foram alteradas por conta do desabamento parcial. Mais cedo, no entanto, ele chegou a fechar entre as 18h33 e às 18h55, por conta do temporal.

A chuva desta quinta provocou diversos pontos de alagamento na cidade de São Paulo, fechou o terminal de ônibus Bandeira (no centro) e prejudicou a circulação de trens na linha 10-turquesa da CPTM.

O temporal começou por volta das 18h, colocando em atenção as zonas norte e leste, além da marginal Tietê. Minutos depois, porém, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura, estendeu o decreto para o resto da cidade.

O leitor Jefferson Guedes de Souza enviou vídeo da estação Vila Prudente, da linha 2-verde do metrô, que mostra a força da chuva.

Reprodução/TV Record
Teto de hangar desaba no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo
Teto de hangar desaba no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo

Os temporais desta quinta aconteceram após mais uma tarde de calor e temperaturas elevadas. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as temperaturas chegaram a 32,3°C no mirante de Santana (zona norte).

Apesar dos dados oficiais serem do instituto, o CGE, da prefeitura, chegou a registrar 35,9°C no Tremembé (zona norte), 34,8°C no Butantã (zona oeste) e Itaquera (33,7°).

Houve registro de granizo nas regiões do Morumbi e da Consolação, e os ventos chegaram a atingir 85 km/h no aeroporto de Congonhas.

A sexta (9) e o sábado (10) serão ensolarados e com temperaturas bastante elevadas. No final das tardes e no início das noites, o forte aquecimento combinado ao aumento da umidade do ar devido à entrada do vento marítimo, facilita a formação de nuvens carregadas que causam chuva na forma de pancadas. Temperaturas podem chegar aos 35ºC.


Endereço da página:

Links no texto: