Folha de S. Paulo


Protesto de pescadores impede saída de turistas de navio em Itajaí (SC)

Um protesto de pescadores bloqueia há mais de 24 horas o acesso ao Complexo Portuário de Itajaí, em Santa Catarina, impedindo que um navio de cruzeiro com cerca de 1.200 passageiros deixe o local.

Segundo a Capitania dos Portos, aproximadamente 140 embarcações ocupavam a barra do rio Itajaí-Açu na manhã desta terça-feira (6). O protesto teve início na manhã de segunda (5).

Os pescadores exigem a revogação da portaria 445, do Ministério do Meio Ambiente, que proíbe a pesca de mais de 90 espécies consideradas ameaçadas de extinção, entre elas lambari, pargo, mero e cação, produtos de grande importância comercial.

Marcos Porto/Agência RBS/Folhapress
Protesto de pescadores impede que um navio de cruzeiro deixe o Complexo Portuário de Itajaí
Protesto de pescadores impede que um navio de cruzeiro deixe o Complexo Portuário de Itajaí

O transatlântico Empress, operado pela empresa espanhola Pullmantur Cruises, que foi cercado pelas embarcações pesqueiras, deveria ter saído do porto de Itajaí na tarde de ontem com destino a Montevidéu, no Uruguai. A Capitania dos Portos não soube informar quantas pessoas estão a bordo —a capacidade do navio é de 1.877 passageiros e 645 tripulantes.

O Complexo Portuário de Itajaí solicitou uma medida cautelar à Justiça catarinense para tentar encerrar o protesto. A liminar foi deferida às 18h45 desta segunda e determinou que os pescadores liberem o rio, sob pena de multa diária de R$ 50 mil para o Sindipi (Sindicato dos Armadores e Indústria da Pesca).

Antes do início da manifestação, a entidade havia anunciado que a mobilização "não tem dia para terminar". Na manhã desta terça, os pescadores também tentaram impedir as travessias de passageiros entre Itajaí e Navegantes, realizadas por ferryboat. Segundo a Capitania dos Portos, duas das quatro balsas estão operando.


Endereço da página: