Folha de S. Paulo


Paulista é interditada para construção de ciclovia; obra durará 180 dias

Começou na madrugada desta segunda-feira (5) a interdição de um trecho da avenida Paulista, na região central de São Paulo, para a construção de uma ciclovia no local. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a obra deve durar em torno de 180 dias.

Nesse primeiro momento, o bloqueio está em uma das faixas da avenida entre a rua Augusta e a alameda Casa Branca, nos dois sentidos. A CET também informou que a ciclofaixa de lazer, que é operacionalizada aos domingos e feriados nacionais, não será montada no trecho entre a alameda Casa Branca e a rua da Consolação por conta da obra.

A ciclovia da avenida Paulista terá 4 km de extensão e fará a conexão com 11 ciclovias, ligando as regiões do centro, do Pacaembu, do Ibirapuera e da Vila Mariana. O projeto prevê o alargamento do canteiro central da avenida em cerca de 25 cm de cada lado para instalação da ciclovia.

A ciclovia, que custará em torno de R$ 15 milhões, será feita em concreto vermelho, terá grades de proteção nas laterais perto de semáforos e ficará 18 cm acima do asfalto. Para executar o projeto deverão ser removidos obstáculos como relógios e floreiras. Postes de iluminação e as grelhas de ventilação do metrô serão reacomodados.

O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, havia dito no ano passado que o projeto também vai reduzir as faixas de rolamento de carros e ônibus entre a Haddock Lobo e a praça Oswaldo Cruz. Além disso, a largura das três faixas de carros em cada sentido será reduzida dos atuais 3 m para 2,8 m. A dos ônibus perderá 20 cm –de 3,5 m para 3,3 m.

Segundo Tatto, a redução não vai causar problemas na segurança, pois a largura é acima do limite mínimo (2,5 m) e é compatível com a velocidade máxima implanta na via no ano passado (50 km/h).

Editoria de Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: