Folha de S. Paulo


Sistema Cantareira mantém nível, mas Guarapiranga cai

O nível Sistema Cantareira manteve-se estável neste sábado (3). De acordo com a Sabesp, o índice está em 7,1% de sua capacidade total, mesmo nível registrado na sexta (2).

O reservatório é responsável pelo atendimento de 6,5 milhões de pessoas na Grande São Paulo e já opera com a segunda cota do volume morto (água do fundo do reservatório que não era contabilizada).

O sistema também registrou ligeiro acúmulo de água. A pluviometria está em 1,8 mm –aumento de 0,8 mm em comparação com os dias anteriores. Para o mês de janeiro, a média histórica é de 271,1 mm.

O Alto Tietê também manteve seu índice e opera com 12% da capacidade. O sistema abastece 4,5 milhões de pessoas na região leste da capital paulista e Grande São Paulo. Com a adição do volume morto no dia 14 de dezembro, o sistema ganhou volume adicional de 39,5 milhões de metros cúbicos de água da represa Ponte Nova, em Salesópolis (a 97 km de São Paulo).

O Guarapiranga, por outro lado, teve queda de 0,1% em comparação com o dia anterior e agora opera com 40,5% de sua capacidade. Responsável por abastecer 4,9 milhões de pessoas, o sistema, registrou 14,8 mm de chuva.

DEMAIS RESERVATÓRIOS

Enquanto o sistema Alto Cotia apresenta a mesma capacidade –31%–, o Rio Claro apresentou queda novamente. Cedeu 0,5 ponto percentual e agora opera com 31,4% de sua capacidade.

Na sexta (2), o Rio Grande foi o único sistema a registrar alta. Neste sábado, porém, teve queda de 0,1 ponto percentual e opera com 72% de sua capacidade. Nos três registros de 2015, foram computados 22,6 mm de chuva no Rio Grande.


Endereço da página:

Links no texto: