Folha de S. Paulo


Após chuvas, movimento começa a voltar ao normal em Maresias

JOSÉ MARQUES
ENVIADO ESPECIAL A SÃO SEBASTIÃO (SP)

Três dias após o temporal que atingiu São Sebastião, litoral norte de São Paulo, o movimento na praia de Maresias, a mais afetada pelas enchentes, voltou a se intensificar no início da tarde deste sábado (27), embora ainda esteja abaixo da média de anos anteriores.

Pela manhã, o baixo número de turistas incomodou os vendedores da praia, que desistiam de procurar clientes e se sentavam na areia, à espera de melhora do movimento.

A partir das 11h, as cadeiras e guarda-sóis começaram a ser ocupados. Pouco encoberto entre nuvens, o sol também voltou a aparecer na praia.

Alguns turistas deixaram para descer para o litoral apenas neste sábado (27). "Chegamos às 5h de hoje [sábado]. Já tínhamos reservado hotel e vimos na internet que a situação estava boa", diz o professor de artes marciais Renato Alves, 27, que só retorna à capital após o Réveillon. "Nosso hotel não alagou. Não estamos preocupados com chuva... por enquanto", brincou.

O analista de sistemas Wilson Roberto, 53, afirma que o trânsito o preocupa mais que as tempestades. Ele ficou na casa de veraneio do cunhado, onde a água não entrou. "Se não entrou nessa chuva aí, não entra mais", riu.

Apesar da volta dos turistas, a previsão dos donos de pousadas e comerciantes ainda era pessimista para esta temporada. A Associação de Hotéis e Pousadas local afirma que pelo menos 20% das reservas para o Ano Novo foram canceladas.

Os alagamentos e interdições de estradas resultantes da tempestade –choveu em dois dias o esperado para quatro meses– espantaram visitantes da praia na época de maior movimento.

Na sexta-feira (26), o prefeito Ernane Primazzi (PSC) afirmou que a cidade já está pronta para receber os visitantes, mas recomendou que quem pretende ir para lá deve ligar antes para as hospedarias e se informar se o local foi danificado pelas chuvas.

Dois dias antes, logo após as chuvas, o prefeito havia pedido que os turistas esperassem 48 horas para visitar a cidade. A declaração provocou protestos de donos de pousadas e também dos comerciantes da praia, que reclamam que os turistas foram espantados.

Interditado desde o dia 24, o acesso a Maresias pela rodovia Rio-Santos no trecho entre o km 145 e o km 147, na região da praia de Toque-­Toque Pequeno, foi reaberto parcialmente por volta de 18h desta sexta, no esquema pare-­e-siga (um sentido é liberado de cada vez). Não há previsão para a liberação total da via.


Endereço da página:

Links no texto: