Folha de S. Paulo


João Nilson Zunino (1946-2014) - Ex-presidente e torcedor que transformou o Avaí

Há um mês, em frente à TV, João se contorcia ao ver seu Avaí jogando contra o Vasco na última rodada da série B do Campeonato Brasileiro.

Para voltar à elite, o time, além de ganhar, dependia de uma combinação de resultados extremamente improvável de jogos de outros quatro times que também poderiam chegar à primeira divisão.

O gol de pênalti veio logo no primeiro tempo. João urrava. Gabriel, o filho mais novo, pensou: "Papai está doente, mas do coração, não morre".

Apito final. Avaí classificado e João aos prantos liga para o vice-presidente do clube: "Voltamos!!!"

Durante 12 anos João Nilson Zunino foi presidente do Avaí. É apontado pela atual gestão como o responsável por uma transformação administrativa no clube. Com ele, o time voltou à elite do futebol nacional, depois de quase três décadas em divisões inferiores.

Conduziu também a reforma do estádio da Ressacada. Instituiu certificados internacionais de qualidade na gestão do clube.

Lamentava-se apenas de o fato do time ter voltado a cair para a segunda divisão em 2011, durante sua gestão. A redenção só viria há um mês, com a vitória sobre o Vasco.

João era médico reconhecido e também dono de uma grande rede de laboratórios.

Morreu aos 68, vítima de câncer, doença que o afastou da presidência do seu time. Deixa quatro filhos e a mulher, Marlene.

Os quatro clubes catarinenses que estarão na primeira divisão no Campeonato Brasileiro em 2015 lamentaram a morte de João, classificada como "perda irreparável" para o futebol no Estado.

coluna.obituario@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: