Folha de S. Paulo


Para fugir do trânsito, veranistas antecipam ida ao litoral de SP

Eduardo Knapp/Folhapress
Crianças brincam na água em Maresias, no litoral norte de SP
Crianças brincam na água em Maresias, no litoral norte de SP

O tempo quente e a vontade de escapar dos congestionamentos fizeram muitos veranistas anteciparem a ida ao litoral norte de SP para este fim de semana, quando começou o verão. Em anos anteriores, o movimento começava a crescer após o Natal.

Em Caraguatatuba (a 173 km de SP), a previsão da Secretaria Municipal de Trânsito era de que 50 mil veículos chegassem à cidade de sexta (19) a domingo (21), mas comerciantes estimam que o número foi maior.

A pasta não informou o total de veículos que chegaram à cidade neste fim de semana até a conclusão desta edição.

A professora Dirce Vieira Queiroz, 44, disse que só volta para São Paulo em 2015. "Resolvemos comemorar [o Natal] por aqui e aproveitar o tempo bom. Foi muito mais tranquilo enfrentar a estrada."

Quem também aproveitou o movimento em Caraguatatuba foram os guardadores de carro, que disputavam espaço nas ruas. O metalúrgico José Paes Reis não gostou da abordagem, mas preferiu deixar o carro. "Achei melhor aceitar do que ter problemas quando voltar", disse.

Em São Sebastião (a 191 km de SP), município vizinho de Caraguatatuba, além do movimento acima da média na rodovia Rio-Santos, as praias da costa sul, mais frequentadas pelos turistas, ficaram cheias tanto no sábado (20) quanto no domingo.

O empresário Wagner Teixeira, que atua na região, disse que o movimento foi 20% maior do que o esperado para essa época do ano. "Normalmente nossa temporada começa depois do dia 25, mas já tem muita gente na cidade".


Endereço da página: