Folha de S. Paulo


Verão começa neste domingo; chuvas devem ficar dentro da média

O verão começa às 21h03 deste domingo (21) e deve ter temperaturas e chuvas dentro do esperado para o Estado de São Paulo, segundo previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

O instituto destaca que pode haver maior irregularidade na distribuição das chuvas tanto espacial (podendo haver ao mesmo tempo excesso e déficit de chuva em áreas até mesmo vizinhas) como temporalmente (concentrada em alguns dias do mês). Apesar disso, a maioria dessas assimetrias de chuva devem se compensar na média do período.

Na capital paulista, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura, aponta que os maiores acumulados de precipitação serão registrados em janeiro e fevereiro, e deverão chegar a média de 619,9 mm (milímetros), valor maior que os 575 mm registrados no último verão, o quarto mais seco desde 2000. A média dos últimos 14 anos é de 622,4 mm.

Como é comum nessa época do ano, as chuvas deverão ficar concentradas nos finais das tarde e deverão ser de grande volume, podendo ainda ser acompanhadas de ventanias e granizo. Com isso, o CGE alerta para a possibilidade de registros de alagamentos e transbordamentos de rios e córregos.

Já em relação às temperaturas, elas deverão ficar mais elevadas, principalmente, as mínimas. Em janeiro, a cidade de São Paulo deve ter a mínima média de 19,4ºC, e máxima média de 27,7ºC. No mês de fevereiro, os valores devem subir para 19,9ºC (mínima) e 29,7ºC (máxima). Já em março, mínima média de 19,2ºC e máxima média de 28,1ºC.

Apesar da chuva dentro da média na maior parte do país, a previsão mostra chuva acima da média na área entre o sul do Pará, Tocantins, Goiás, Bahia, Minas e Espírito Santo. Alguns pontos do Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Amapá ainda poderão ter chuva abaixo da média.


Endereço da página: