Folha de S. Paulo


Chuva diminui, mas SP ainda tem alagamentos e trânsito acima da média

A chuva que atingiu a região metropolitana de São Paulo nesta sexta-feira (19) perdeu a força no final da tarde, mas a capital paulista ainda tinha pontos de alagamento e trânsito acima da média por volta das 17h20.

A chuva começou por volta das 14h em decorrência do calor e da alta umidade do ar, e provocou precipitações fortes em todas as regiões, colocando toda a cidade em estado de atenção por cerca de duas horas.

Apesar disso, o CGE afirmou que não houve registro de chuva significativa nos reservatórios Cantareira e Alto Tietê, que estão em situação considerada crítica. O volume deles chegou a 6,7% e 10,4%, respectivamente, nesta sexta.

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura, a chuva continua apenas de forma fraca com pontos moderados nos bairros de Campo Limpo, Santo Amaro e M'Boi Mirim (zona sul), Vila Maria/Guilherme (zona norte) e Mooca (zona leste). Também persistem na cidade dois pontos de alagamento.

Um dos alagamentos estava na rua rua Giuseppe Marino, altura da rua Paulo Lorenzani, sentido único (intransitável) e o outro estava na avenida Marechal Tito, altura da rua Gendiroba, sentido bairro (transitável).

Mais cedo, a chuva também provocou um ponto de alagamento na linha 12-safira da CPTM, próximo à estação Jardim Helena, o que fez com que os trens tivessem que reduzir a velocidade, afetando toda a linha. Por volta das 17h20, porém, a circulação já estava normalizada. Os aeroportos não registraram alterações por conta do temporal.

O trânsito também foi afetado pela chuva e pelos pontos de alagamento. Às 17h20, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrava 186 km de vias congestionadas, o que corresponde a 21,4% dos 868 km de vias monitoradas –a média do horário é de 19,6%.

A pior via ainda era a marginal Tietê, com 17,5 km de filas na pista local, sentido Ayrton Senna. A retenção estava entre as rodovias Castello e Dutra. Já na pista expressa, havia mais 15,3 km de lentidão, entre a Castello e a ponte da Vila Guilherme, também no sentido Ayrton Senna.

Na marginal Pinheiros, a CET registrava 10,3 km de lentidão, nas pistas expressa e local, no sentido Castello, desde a ponte Nova do Morumbi até a ponte do Jaguaré.

Segundo a CGE, os próximos dias devem continuar a ter tempo típico de verão, que começa oficialmente no dia 21 de dezembro. O tempo segue abafado e esperam-se chuvas na forma de pancadas, principalmente entre o final das tardes e o início das noites. No sábado (20), as temperaturas devem variar dos 20ºC aos 31ºC.


Endereço da página:

Links no texto: