Folha de S. Paulo


Prefeitura de SP vai fazer ciclovia embaixo do Minhocão

A Prefeitura de São Paulo vai implantar uma ciclovia embaixo do Minhocão, na região central de São Paulo.

Segundo o secretário dos Transportes, Jilmar Tatto, as obras começam em 5 de janeiro e devem durar pelo menos três meses. No mesmo dia serão iniciadas as obras na ciclovia da avenida Paulista.

A nova pista para bicicletas será feita no canteiro central das avenidas Amaral Gurgel, São João e General Olímpio da Silveira. O plano é conectar a praça Roosevelt ao Memorial da América Latina, um percurso com cerca de 5 km que passa por terminal de ônibus, corredor e estações do metrô.

A região já é bem servida de infraestrutura cicloviária –a nova ciclovia vai cruzar duas pistas existentes (nas ruas Albuquerque Lins e Sebastião Pereira) e há rotas paralelas na alameda Barros e rua Barra Funda.

Segundo Tatto, será preciso alargar o canteiro das vias em alguns trechos porque o espaço existente não comporta a ciclovia.

Editoria de Arte/Folhapress

Ao lado das vigas que sustentam o Minhocão, o espaço de 50 cm será alargado para 1,5 m, o que provocará um estreitamento das faixas de tráfego motorizado.

A ciclovia também terá que "desviar" das paradas do corredor de ônibus Pirituba-Lapa-Centro.

De acordo com Tatto, a ciclovia faz parte de um projeto de revitalização da área. Além da pista, haverá a instalação de jardins e projeto de iluminação por LED que vai funcionar de noite e de dia.

PINHEIROS

No sábado (6) será inaugurada nova ciclovia de 2,6 km na região de Pinheiros (zona oeste). A rota passa pelas ruas João Moura, Ásia, Lisboa e Artur de Azevedo, e será conectada à pista compartilhada que já existe no canteiro das avenidas Sumaré e Paulo 6º.

A prefeitura diz que, no futuro, o novo trecho será conectado a outras ciclovias em Pinheiros e nos Jardins, com o objetivo de fazer a conexão cicloviária entre as zonas oeste, sul e central.

Com ela, a gestão Fernando Haddad (PT) terá completado 137,3 km de ciclovias implantadas desde junho deste ano. A meta é entregar 200 km neste ano e mais 200 km em 2015.


Endereço da página:

Links no texto: