Folha de S. Paulo


Fila da creche em São Paulo bate recorde sob a administração Haddad

A fila por uma vaga nas creches da rede municipal de São Paulo bateu recorde em novembro –quando havia 187.535 crianças de até três anos e 11 meses esperando.

Trata-se da maior fila desde que prefeitura passou a divulgar os dados, em 2007. O recorde anterior era de 170.858, em setembro de 2012, sob Gilberto Kassab (PSD).

Apesar da criação de novas vagas, a fila neste fim da primeira metade da gestão Fernando Haddad (PT) mais que duplicou em relação a dezembro de 2012, último mês de Kassab –quando 93.814 crianças buscavam um lugar.

O número de matrículas na rede municipal de creches aumentou desde então –com a criação de 30.363 vagas.

Editoria de Arte/Folhapress

Mas é pouco diante da demanda. No ritmo atual, a prefeitura levaria cerca de oito anos para acabar com esse déficit –se nenhuma criança entrasse ou saísse da fila.

O Tribunal de Justiça determinou em 2013 que a prefeitura crie 105 mil vagas até 2016. Foi a forma encontrada para buscar uma solução coletiva diante do número cada vez maior de ações individuais movidas por pais para garantir a creche dos filhos.

O defensor público Antonio Machado Neto, do grupo que acompanha os desdobramentos da decisão judicial, diz ser difícil identificar uma só causa para a fila crescente.

"Temos que considerar que estamos em um período de maior procura. Talvez os pais já estejam se antecipando, para que a criança comece seu ano letivo matriculada."

A zona sul é a região da capital que concentra a maior quantidade de crianças na fila da creche –78.730.

No Grajaú, Andréia Jarina, 27, abandonou seu emprego para cuidar do filho de um ano e sete meses. "Minha família mora no interior e não tenho como pagar até R$ 400 para alguém cuidar dele."

NOVO PÚBLICO

O secretário da Educação, Cesar Callegari, diz que 120 mil crianças que estão na fila de espera serão matriculadas entre dezembro e fevereiro -parte delas no lugar de outras que completam quatro anos e vão para a pré-escola.

Segundo ele, as creches têm atraído um novo público devido à expansão da rede com qualidade. "Qualquer família de classe média que optava necessariamente por uma particular, conhecendo a multiplicidade de pontos, se inscreve na rede pública."

A prefeitura prevê, para 2015, começar a construção de 129 unidades.

MAIS CRECHES

Por meio de uma nota, a Secretaria Municipal de Educação diz que a atual gestão já criou 30.363 novas vagas em CEIs - o número inclui as vagas geradas por construções e convênios. Atualmente, a rede municipal atende 228.056 crianças.

A pasta diz ainda que neste ano e no ano passado foram entregues 29 CEIs e uma CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) e que outras 15 unidades estão sendo construídas.

Segundo a secretaria, a prefeitura prevê, para 2015, o início das obras de 129 CEIs, sendo que 51 estão em licitação. As obras ocorrerão nas regiões de maior demanda da capital, diz a pasta.

A secretaria diz ainda que as famílias podem fazer cadastro por vaga em creche durante todo o ano. "No entanto, é entre dezembro e fevereiro que acontece o maior número de matrículas. Os meses que antecedem este período costumam apresentar grandes filas, como a registrada no mês de novembro", diz nota enviada pela pasta.


Endereço da página: