Folha de S. Paulo


Evento oferece petiscos e sessões de fotos para cães em São Paulo

Comida natural, caminhas e sessões de fotos para cães foram os atrativos da Cachorrada@Pátio, evento do shopping Pátio Higienópolis (região central de São Paulo) realizado na manhã deste domingo (30).

De vestido e lacinho cor de rosa, as yorkshires Julie e Sophie aproveitavam os petiscos distribuídos. "Elas são muito carinhosas e companheiras. Estão adorando a comilança", diz o estudante Guilherme Costa, 19, dono das duas.

Entre cachorros de diversas raças, chamava atenção Logan, um enorme husky siberiano de dez anos. Sua dona, a secretária Regina Aguena, 45, conta que, como mora em apartamento, chega a passear com ele três vezes por dia para que faça exercício.

"Mas ele é bem comportado, sabe sentar, esperar. Também já foi campeão de um concurso de fantasia aqui no shopping", diz.

O adestrador Luís Oliveira, 42, dava dicas sobre como manter os cachorros na linha. Um dos grandes problemas enfrentados pelos donos, ele diz, é a hora do passeio na rua.

"Geralmente é o cão que puxa o dono, e não o contrário",afirma.

Para contornar a situação, ele indica que os proprietários andem com os cachorros na coleira dentro de casa.

"Algumas sessões de 15 a 20 minutos por dia já ajudam bastante."

Um dos alunos de Oliveira é o golden retrivier Manolo, de dois anos. Acompanhado de sua dona, a proprietária de pet shop Ângela Ramalho, 60, o cão fez sucesso no evento.

"Manolo é treinado por Luís desde os seis meses e hoje já faz comerciais para a televisão", disse Ramalho.

SAÚDE

No evento, as veterinárias Cecília Borella e Natália Mathis apresentavam técnicas de medicina alternativa para os cães. Acupuntura, massagem e quiropraxia são algumas das terapias utilizadas para tratar problemas como paralisia, dores e doenças de pele.

"Os animais gostam muito. Alguns pontos da acupuntura são um pouco doloridos, mas no geral eles relaxam e aproveitam bastante", disse Borella.

Já as sócias Veri Noda, 35, e Juliana Bechara, 42, do La Pet Cuisine, mostravam aos donos sua linha de alimentos naturais. No cardápio há "pratos" como cordeiro com grão-de-bico e risoto vegetariano.

"Tem a mesma quantidade de nutrientes de uma reação super prêmio, mas é produzido de forma natural", diz.


Endereço da página:

Links no texto: