Folha de S. Paulo


'Selfie' na cabeça de estátua de Cristo vira moda no Rio

"Sorria! Você está tirando um autorretrato na cabeça do Cristo." Se um aviso desses estivesse instalado hoje no monumento, no Rio, não seria de todo estranho.

De julho, quando a restauração da estátua foi concluída, até o fim de outubro, centenas de pessoas aproveitaram que um andaime estava armado na base do Cristo para subir na estátua e, de lá de cima, tirar "selfies" na cabeça ou nos braços do monumento. Tudo com autorização da Arquidiocese do Rio de Janeiro, responsável pelo local.

Nas alturas, houve até pedido de casamento. O publicitário Bruno Henrique, 35, decidiu surpreender a namorada Julia Dannemann, 30. Ele ouviu o "sim" a 38 metros de altura, o equivalente a um prédio de 13 andares.

"A Julia é muito católica. Eu já fui casado e não posso casar de novo na igreja. Fiz um pedido diferente para compensar", conta o publicitário. O momento do pedido ficou eternizado numa "selfie".

Para outros, a motivação para subir na estátua existe há pelo menos 23 anos. O engenheiro ambiental Thiago Correa, 27, e o fotógrafo Bruno Jenz, 23, guardaram na memória o dia em que o humorista Renato Aragão beijou a mão do Cristo, em 1991.

"Era um sonho desde pequeno. Quando vi o Didi Mocó lá em cima, imaginei muito uma foto lá", diz Thiago, que subiu após uma amiga conseguir autorização com o reitor do santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo.

Para Bruno, as coisas foram um pouco mais difíceis. Ele diz que perturbou a arquidiocese até que se cansaram dele e lhe deram autorização.

Segundo a arquidiocese, como havia acesso seguro ao monumento devido aos andaimes, pequenos grupos foram autorizados a subir na companhia de funcionários.

"O sonho do reitor é que possamos ter visitas ao interior e ao topo do Cristo", disse a arquidiocese, em nota.

No momento, isso é apenas um plano. Mas o sucesso das "selfies" sugere que a procura pelo passeio seria grande.

"Foi a foto que mais teve curtidas no meu Instagram [30.870 até sexta]", diz Christian Monassa, 19, ator que fez "Malhação", da TV Globo.

Por causa de sua foto, a modelo Juliana Calderari Simony, 22, vive recebendo mensagens. "Até hoje as pessoas imploram para saber como eu consegui subir. Até então era segredo." Ela também teve autorização do padre.

O blogueiro britânico Lee Thompson, 32, do site de viagens "The Flash Pack", que se considera o primeiro a tirar uma "selfie" no alto do Cristo (ele publicou a foto no final de junho), conta que sua imagem rodou o mundo. "As pessoas me dizem que é a melhor de todas as 'selfies'."

Todos concordam que a vista é desconcertante. "Já fui na pedra Bonita, na pedra da Gávea. O alto do Cristo é incomparável", diz o estudante Thiago Rodrigues, 18.

FIM DA FARRA

Há pouco mais de um mês, no entanto, as visitas foram encerradas. Os andaimes serão removidos.

A única porta de acesso ao interior do monumento, inaugurado em 1931, fica a oito metros do solo.

Para o paraquedista Luigi Cani, 43, que já tinha passado a cinco metros da estátua em queda livre, após saltar de outro ponto com uma roupa especial, será preciso melhorar a segurança se a ideia for mesmo abrir para
visitação.

"O pessoal pode se empolgar, se desequilibrar e cair." Ele, que se fotografou deitado no braço e pretende saltar da mão do Cristo, sugere o uso de material de rapel.


Endereço da página:

Links no texto: