Folha de S. Paulo


Prefeitura culpa Estado por onda de ocupações em São Paulo

A prefeitura de São Paulo disse, em nota, que é responsabilidade do governo estadual evitar invasões de prédios e terrenos na cidade. A declaração foi feita depois constatação de que o número de invasões de sem-teto quase triplicou nos dois primeiros anos da gestão Fernando Haddad (PT) em relação aos dois últimos anos da gestão anterior, de Gilberto Kassab (PSD).

O Estado contesta a afirmação.

"Apesar de ser um assunto de segurança pública, e, portanto, de responsabilidade do governo do Estado, a Prefeitura de São Paulo constatou que, entre as manifestações de junho de 2013 e a Copa de 2014, houve muitas ocupações de terrenos privados, em geral patrocinadas por movimentos não tradicionais de moradia -o que explica o número elevado de reintegrações de posse", diz o texto.

Também em nota, a Secretaria de Segurança Pública disse que a alegação da gestão Haddad "é absurda e foge ao bom senso".

"Em vez de tentar transferir responsabilidades, o prefeito precisa dar explicações sobre sua política, que incentiva invasões ao premiar aqueles que as promovem, deixando à Polícia Militar o ônus de mediar os conflitos de interesses advindos das reintegrações de posse."


Endereço da página:

Links no texto: