Folha de S. Paulo


Marca de uísque é acusada de culpar negros por racismo em rede social

Uma propaganda da marca de uísque Johnnie Walker sobre o Dia da Consciência Negra provocou mensagens de protesto na página da empresa no Facebook.

Agora, seguidores da marca na rede social acusam a empresa de promover o que supostamente tentava combater com a mensagem publicitária: o racismo.

Na quarta (19), véspera do feriado em São Paulo, o perfil de Johnnie Walker publicou uma fotografia de um homem negro. Sobre a imagem, foi escrita a palavra "branco", além do famoso slogan da bebida: "Keeping walking."

Na parte de baixo, a seguinte frase: "E você, ainda deixa usarem sua origem como obstáculo para o seu progresso? Racismo. Até quando? #vocefazofuturo."

A publicação, curtida por 27 mil pessoas e compartilhada mais de 2.000 vezes até a tarde desta sexta (21), gerou um longo debate entre seguidores da marca na seção de comentários da página.

Grande parte das mensagens reclama que, com a frase, Johnnie Walker culpa os negros pelo racismo que sofrem.

Reprodução/Facebook/JohnnieWalkerBrasil
Post na página do Facebook da Johnnie Walker Brasil causou polêmica na rede social
Post na página do Facebook da Johnnie Walker Brasil causou polêmica na rede social

"Quer dizer que agora a culpa da opressão é do oprimido?", questionou uma leitora. "Vocês ainda deixam? Não, não deixamos, nossa luta para que nossa origem seja respeitada é diária", escreveu outra seguidora.

"As publicidades da marca só com pessoas brancas, nórdicas, padrãozinho, vem me falar que são os negros que colocam obstáculos em sua própria existência?", diz outra.

Outros fãs da marca retrucaram, alegando que os críticos não entenderam a mensagem. "Interpretação de texto manda abraços", ironiza um leitor.

"Não estão dizendo que os negros colocam obstáculos em sua própria existência, e sim que os negros não podem deixar que os outros coloquem obstáculos, entende?", pergunta um defensor.

A Folha tentou, desde a manhã de ontem, falar com a Johnnie Walker por telefone, e-mail e mensagem pelo Facebook. Não houve resposta.

No sábado (22) à tarde, após a publicação da reportagem, a empresa enviou uma nota à Folha:

"A marca promove em sua campanha a reflexão sobre a importância das atitudes pessoais como forma de mudar o próprio futuro, abordando diversos temas como eleições, carreira, casamento gay, consumo responsável, crise hídrica, entre outros. Johnnie Walker sente que o post acima tenha sido interpretado de maneira ofensiva e reforça sua posição de respeito a todas as raças."


Endereço da página: